Review – Asus ROG Claymore Core

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Não existe uma fórmula garantida de sucesso para quem queira criar um teclado de gaming perfeito. Existem vários fabricantes, a disponibilizarem diferentes tipos de teclados, sejam mais ergonómicos ou rudimentares, mas de uma coisa todos estão em consonância, um teclado de Gaming tem que usar teclas mecânicas para uma resposta mais imediata.

Desta vez foi a Asus quem nos revelou a sua última criação, o novo ROG Claymore Core, que se destaca pela construção sólida em alumínio com um design invulgar, mas atraente, inspirado em padrões da extinta civilização Maia, e pelo recurso às sobejamente conhecidas teclas mecânicas Cherry MX. O modelo de teclas usado foi a versão Red, conhecido pelo seu funcionamento linear, tendo um nível de pressão inferior aos modelos black, permitindo assim um trabalhar mais suave.

Similares às teclas Brown, as Red têm a vantagem de permitir um tempo de resposta mais rápido, tornando-o mais indicado para jogos de acção rápida, como os FPS (First Person Shooter). Estas teclas têm a vantagem de disporem de um LED RGB embutido, que permite tirar total partido da tecnologia Asus Aura Sync, sincronizando a iluminação com os restantes componentes e periféricos compatíveis com a norma.

O facto de se tratar de um modelo “Core” significa que este teclado tem um formato mais compacto, ao dispensar o uso do teclado numérico, embora existam ligações que permitem o encaixe de um teclado numérico compatível tanto à direita como à esquerda. Em termos ergonómicos, não gostámos da disposição do teclado, algo que poderia ser facilmente resolvido com a implementação de um pequeno apoio de pulsos, fundamental para uma utilização quotidiana deste teclado.

Outro detalhe foi a curta distância do cabo removível que, felizmente, dispõe de um encaixe robusto na ligação MicroUSB utilizada no próprio teclado, uma vantagem face a modelos rivais que utilizam esta solução. De resto, destaque para o preço, algo elevado face a modelos equiparáveis que se diferenciam por não suportar o sistema Aura Sync.

Ficha técnica:

Tipo: Teclas Cherry MX Red
Teclas Macro: Sim
Teclas de Multimédia: Sim (por combinação)

Ligações: USB
Dimensões:
360 x 145 x 45 mm
Peso:
770 g

+ Qualidade de construção
+ Sistema de iluminação Aura Sync
– Preço

Funcionalidades: 1
Utilização: 4
Preço/Qualidade: 3
Pontuação: 8

Distribuidor: Asus
Site: asus.com/pt
Preço: €179,90

Ponto final
Similar a outros teclados mecânicos com teclas Cherry MX Red, o ROG Claymore Core destaca-se por suportar o sistema de iluminação Asus Aura Sync, mas não sabemos até que ponto esta solução justifica a diferença de preço para os seus rivais mais directos.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version