Review – Astro A10

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

A verdade é que, muitas vezes, os fabricantes conseguem criar produtos de entrada de gama que conseguem ser tão bons como alguns produtos mais caros que estão no seu catálogo. Este é o caso dos novos A10 da Astro Gaming. Esta marca é responsável por alguns dos melhores (e mais caros) headsets para jogos da actualidade, mas lançou recentemente um novo modelo, 100% analógico, para os que não querem (ou podem) gastar muito dinheiro, mas que prometem surpreender pela qualidade.

Quem sai aos seus…
Quem olhar para os Astro A10 percebe logo de onde vieram. As suas linhas, posicionamento e forma do micro, e a qualidade de construção, são as a que a Astro já nos habituou noutros modelos. As caixas dos altifalantes têm uma forma semelhante à de um ‘A’. A parte de baixo é quadrada e a parte que liga à bandolete é triangular. Estes são os únicos com esta forma, visto que todos os outros modelos são quadrados. O plástico é rígido, cinzento baço, de boa qualidade, mas não deixa de lhe dar um aspecto um pouco mais “barato” que o dos outros modelos.

Os A10 têm três esponjas: uma em cada altifalante e mais uma na parte de baixo da bandolete para que este não faça pressão directamente no cimo do crânio do utilizador. As esponjas são revestidas a um tecido macio, mas muito quente. Isso nota-se principalmente nos dias mais quentes. Este é o único aspecto contra no que respeita ao conforto de utilização.

O cabo e o microfone estão ligados no altifalante esquerdo. Os A10 têm um sistema que desliga automaticamente o microfone quando este é virado para cima o que evita mais botões. A haste do microfone é maleável para se consegui adaptar à forma da cara do utilizador.

O jack não morreu
Como disse anteriormente, os A10 são analógicos. O cabo que liga aos auscultadores tem uma única ficha jack que serve para o áudio e micro. Este tipo de arranjo funciona na maioria dos computadores portáteis modernos. No entanto, se quiser usar os Astro com um computador em que o áudio está separado do micro em tomadas diferentes, pode optar pela versão A10 PC/Mac e usar o PC Splitter que vem incluído na caixa.

Trata-se de pequeno cabo que tem uma ficha fêmea que depois liga a duas fichas macho jack de 3,5 mm. Uma para a ligação à saída áudio e outra para a entrada do microfone. No cabo principal existe uma pequena peça triangular que têm um pequeno potenciómetro para regular o volume do áudio.

Uma coisa tem de ser dita: a qualidade de som é fantástica! Os graves são profundos e bem “desenhados”. Os agudos não são muito estridentes. A única coisa que se pode dizer em relação ao som, é que lhe falta alguma definição geral. Mas não é nada que estrague o negócio.

+ Qualidade de construção
+ Qualidade de som
– Pelo calor que fazem, são mais para usar no inverno

Distribuidor: Fraggerzstuff
Contacto: fraggerzstuff.com
Preço: €65

Características técnicas
Funcionalidades: 4
Experiência de utilização: 3
Preço/qualidade: 4
Nota final: 9
Selo

Ponto final
De facto, os Astro A10 são dos melhores auscultadores para jogos que pode comprar, por menos de cem euros. A qualidade de construção e materiais estão em linha, ou muito acima, com o que é pedido nesta gama de valores. A única coisa menos boa que posso dizer em consciência é que o tecido faz tanto calor nas orelhas que ao fim de algum tempo não há qualidade de som que lhes valha.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version