Review – Sony Xperia XZ Premium

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 6 min

É inquestionável que o Xperia XZ Premium é, tecnicamente, o smartphone mais impressionante do momento, seja no desempenho do novíssimo processador de topo da Qualcomm (como poderá ver pelos resultados dos testes), seja pela incrível qualidade de imagem daquele que é o primeiro ecrã 4K HDR usado num smartphone. A isto junta-se a eficiente gestão de energia de uma bateria que consegue ser mais pequena que a dos seus rivais.

Começando pelo desempenho, o novo Snapdragon 835 cumpre tudo aquilo que promete e é o melhor processador que alguma vez foi criado para um dispositivo móvel, superando os resultados obtidos no Samsung Galaxy S8 e no Huawei P10. Porém, estes resultados eram expectáveis, tendo em conta tudo o que a Qualcomm anunciou para este processador. Mas a vantagem que este Xperia XZ Premium tem face aos seus rivais, poderá ser facilmente igualada, ou até mesmo superada, quando chegarem modelos equipados com o mesmo processador.

Ecrã impressionante

Tal como já foi dito, um dos elementos de destaque deste smartphone é a inclusão daquele que é o primeiro ecrã de resolução 4K com HDR (suporte para cores de 10 bit) num dispositivo móvel. Como tal, poderá contar com uma resolução de 3840 x 2160 o que, num ecrã de 5,5 polegadas, representa uma densidade de 807 ppi, com a vantagem de, ao contrário do Z5 Premium, a resolução 4K ser usada de forma constante e não apenas quando conteúdos Ultra HD estiverem a ser reproduzidos.

Porém, este terminal sofre do mesmo mal que o Z5 Premium: a falta de conteúdos que tirem total partido do ecrã, não em termos de 4K, mas em termos de 4K HDR, embora tanto o YouTube como o Netflix e o Amazon Prime já disponham de conteúdos que preencham estes requisitos.

Mas prepare um cartão MicroSD de grande capacidade, pois uma temporada de The Grand Tour em 4K HDR, disponível no Amazon Prime, irá ocupar 91 GB.

Câmara rápida

Outro dos elementos de destaque foi o novo sensor IMX400, que mantém o formato de 1/2.3 polegadas. Graças à integração da memória no próprio sensor, é possível usar um novo modo de câmara lenta capaz de captar 960 imagens por segundo. O resultado é tão impressionante que só espero que a Brigada de Trânsito nunca o utilize, caso contrário nunca mais alguém conseguirá escapar às multas de excesso de velocidade.

A qualidade de imagem do novo sensor é significativamente superior à dos anteriores; mesmo tendo perdido alguma resolução, ganhou em termos de detalhe e nitidez, bem como em termos de velocidade de focagem. Mas nem tudo são “rosas” neste Xperia XZ Premium, uma vez que a Sony manteve o mesmo design utilizado no Z5 Premium, com enormes margens no topo e no fundo. Isto torna este terminal algo antiquado face aos rivais mais directos, que estão a apostar em formatos com molduras cada vez mais estreitas.

Durante o Mobile World Congress, descobrimos que uma das causas se deveu à dimensão do módulo da câmara IMX400, que ocupa 8,5 x 8,5 x 5,5 mm. Além da estrutura, a Sony voltou a usar um painel traseiro em vidro (Gorila Glass 5), que teima em transformar qualquer superfície aparentemente plana numa autêntica rampa de lançamento do XZ Premium para o chão, pelo que se recomenda muito cuidado na superfície onde pousam o equipamento.

Falta apenas falar na autonomia que, embora tenha apenas 3230 mAh, conseguiu atingir um resultado surpreendente graças à elevada eficiência energética do processador, mas que poderá sofrer caso esteja a visualizar vídeos em 4K HDR com o brilho no máximo.

Ponto Final
Embora seja tecnologicamente impressionante, o design e o formato “tradicional” acabam por pesar na recomendação deste terminal que, de outra forma, seria tão ou mais impressionante que os seus rivais, graças ao excelente desempenho do processador, da câmara e qualidade de imagem do ecrã.

Antutu 3D Mark Ice Storm Unlimited PCMark 8 Work PCMark 8 Autonomia
177 175 40 562 7487 725 minutos

+ Qualidade de imagem do ecrã e câmara
+ Desempenho do processador
– Design e ergonomia antiquados

Experiência de Utilização: 5,5
Medições: 2,5
Preço: 1
Pontuação: 9

Distribuidor: Sony Mobile
Site: sonymobile.com/pt
Preço: €749

Características técnicas
Processador: Qualcomm Snapdragon 835 (4 x 2,45 GHz + 4 x 1,9)
Memória: 4 GB
Armazenamento: 64 GB (Expansível por MicroSD)
Câmaras: 19 MP + 13 MP
Ecrã: 5,5” IPS 4K HDR (3840 x 2160, 807 ppi)
Bateria: 3230 mAh
Dimensões: 156 x 76 x 7,9 mm
Peso: 191 g

 

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version