Gadget – Instax SQ10

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min

Depois das Instax Mini 8, 70 e 90, a marca aposta agora num modelo híbrido entre máquina digital e analógica, mantendo a capacidade de imprimir fotos no momento. Contudo, o conceito ‘híbrido’ aplica à SQ10 algumas novidades.

Desde logo, há um ecrã na traseira da máquina (três polegadas) a substituir o viewfinder que encontramos nos outros modelos. Depois, é possível controlar a exposição, afinar uma vinheta e juntar uns filtros (há dez à escolha) como acontece no Instagram.

E estes nem precisam de ser aplicados depois da fotografia tirada, uma vez que podem ser testados em tempo real, no live preview que o pequeno ecrã possibilita. Há ainda outras definições (mínimas) importadas de uma máquina digital, como o armazenamento interno, a compatibilidade com cartões microSD, um modo Bulb, vários tipos de flash e um temporizador. A impressão é feita em pequenos suportes em papel com o formato 1:1 e a qualidade depende dos filtros e ajustes que definir na Instax.

Esta é uma máquina cuja análise objectiva é complicada, pois o público é bem definido: hipster e saudosistas das Polaroid, que vão adorar os resultados e capacidades de edição deste modelo. O resto dos entusiastas de fotografia… o melhor é ficarem afastado deste pedaço de nostalgia que tem uma ergonomia de pôr os cabelos em pé, é pesada e de operação algo confusa.

Mesmo assim, se quiserem uma máquina do género, é melhor optar por uma Instax Mini 8, que custa metade deste modelo híbrido.
€289 | fujifilm.eu/pt

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version