Descomplicómetro – ZigBee

Conheça um dos protocolos que permite ligar todo o tipo de dispositivos à Internet, com capacidades de comunicar entre si. Uma das vantagens é o baixo consumo energético....
Controlador ZigBee

Conheça um dos protocolos que permite ligar todo o tipo de dispositivos à Internet, com capacidades de comunicar entre si. Uma das vantagens é o baixo consumo energético.

Habitualmente, associamos as ligações de dados sem fios ao Wi-Fi, o protocolo sem fios mais utilizado em dispositivos móveis, computadores, televisores, consolas e outros equipamentos. Com o Wi-Fi conseguimos que estes se liguem a uma rede doméstica ou à Internet, sendo este protocolo ideal, especialmente nas versões mais recentes como o 802.11n e 802.11ac, para situações onde é exigida uma grande largura de banda.

Porém, com a chegada dos dispositivos IoT (Internet of Things) como fechaduras inteligentes, frigoríficos, sistemas de domótica, sensores de movimento e outros dispositivos do género, foi fundamental a criação de novos protocolos que permitissem a comunicação entre os dispositivos, associada a um baixo consumo energético e à possibilidade de acesso à Internet

Poupança de energia
Um destes novos protocolos é o ZigBee, uma solução de baixo custo que tem a grande vantagem de ter um consumo de energia muito baixo, facto que o permite ser usado em dispositivos alimentados por baterias de pequena capacidade, como sensores de movimento.

Esta solução só é possível devido às necessidades de comunicação destes dispositivos serem muito baixas, como o envio intermitente de sinais a uma velocidade máxima de 250 Kbit/s. Isto é o suficiente para garantir se existe, ou não, movimento num espaço vigiado e para activar, de seguida, outros dispositivos, através do sinal enviado pelo equipamento original.

Para garantir que o consumo de energia é baixo entre dispositivos suportados pelo protocolo em questão, foi fundamental criar certas limitações, face a protocolos como o Wi-Fi. Entre estas estão a largura de banda, a velocidade máxima de transferência de dados e o baixo alcance, ficando este, em espaços abertos, entre os dez a vinte metros. Apesar destas limitações, o protocolo ZigBee garante a segurança dos dados transmitidos, razão pela qual é utilizada uma encriptação de 128 bits.

Aplicações reais
Tal como já foi dito, existem diversas aplicações para o protocolo ZigBee, sendo o mais prático, para uma utilização doméstica, o da criação de um sistema de domótica. Aqui podemos aplicar sensores em diversas divisões da casa que permitam activar as luzes ou o sistema de climatização, sempre que os sensores de movimento detectem a presença de pessoas. Com o ZigBee é possível, por exemplo, configurar este sensor de movimentos para activar uma câmara de vigilância que tira uma fotografia e a envia para si, sempre que seja detectado um movimento em sua casa.

Categorias
Descomplicómetro

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Publicidade

RELACIONADOS