Guia completo

Aceda à Web na TV com o Chromecast

Quando o Chromecast da Google foi lançado, tornou-se possível, através de uma extensão para o Google Chrome, reproduzir conteúdos a partir de um computador, tablet ou smartphone na TV. Porém, com as versões mais recentes do Chrome, já não precisa de extensões para usar a televisão como monitor.

1 – Instalar e actualizar
Se (ainda) não tem o Google Chrome instalado no seu computador, ou devidamente actualizado, o processo não poderia ser mais simples. Para instalar o navegador da Google, basta aceder à página google.com/chrome e descarregar a versão correspondente para o seu sistema operativo. Se precisar de actualizar o Chrome, vá ao menu das opções (onde estão colocadas as barras na vertical), entre em ‘Ajuda’ e por fim em ‘Acerca do Google Chrome’. Neste menu ser-lhe-á indicada a versão utilizada e se o browser precisa de ser actualizado. Quando o processo de actualização estiver concluído, bastará reiniciar o Chrome.

2 – Novo menu
Em relação às versões mais antigas do Chrome, há algumas diferenças: os cantos de elementos, como os separadores, estão mais angulares e menos arredondados; também vai notar que menu de opções deixou de ter as barras horizontais e passou a ter três pontos, dispostos na vertical. Dentro do menu de opções, encontrará uma nova definição: ‘Transmitir’, que permitirá enviar os conteúdos reproduzidos no separador actual para o Chromecast. Não se esqueça de que este deverá estar ligado ao seu televisor e devidamente configurado para funcionar na sua rede doméstica.

3 – Transmitir
Voltando ao Google Chrome, abra a página Web que deseja transmitir num separador novo, clicando nessa mesma opção dentro do menu do Chrome. Será aberta uma janela pop-up onde precisará de indicar qual o Chromecast para o qual deseja transmitir a imagem. A partir daqui, qualquer acção que efectue nesse separador será reproduzida pelo Chromecast, na TV. Se desejar transmitir outro separador, siga o mesmo passo. Para deixar de ver, basta clicar em ‘Parar’ na janela de transmissão.

PCGuia

2 comentários

  • Eu comprei um Chromecast. Custou 39 euros. Vende-se na Fnac, Worten e afins.
    É simplesmente espectacular. Mesmo que tivesse custado 300 euros, eu daria o valor por bem entregue.
    Apenas um defeito da Google:
    – não explica em lado algum como se emparelha com um computador!
    E afinal era fácil juntarem um mini manual de construções.
    Descobri sozinho.
    Basta usar o Google Chrome e seguir as dicas deste excelente artigo…

  • Excelente e útil artigo!
    Eu tenho um Chromecast, mas apenas conseguia utilizá-lo com os meus dispositivos Android.
    Não sabia como fazer a ligação a partir (também) do computador portátil.
    Mas agora já sei!
    Nunca tinha reparado naquela alteração dos menus do Google Chrome!
    Culpa da Google, que nunca informou publicamente essa alteração nem, ao menos, juntou um mini manual na caixa (embalagem) do Chromecast.
    Por isso, a minha Gratidão!

Os comentários estão encerrados.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×