Review – CAT S60

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Pesado, grande e caro são os adjectivos menos favoráveis para descrever o S60, um invulgar terminal desenvolvido pela CAT (sim, a marca das máquinas escavadoras), que tem tudo para deixar qualquer um impressionado. Desenvolvido para utilizadores profissionais que procuram um smartphone que consiga desempenhar tarefas do quotidiano, como qualquer outro terminal móvel, mas que podem suportar todo o tipo de maus tratos.

Bem, pelo menos foi isso que nos foi vendido. Basta termos em conta que este equipamento superou as especificações militares, ao aguentar quedas até 1,8 metros (algo que não testei), ou pelo facto de ser o primeiro smartphone a incorporar um isolamento que o torna à prova de água até cinco metros de profundidade (até um máximo de 60 minutos). Para isso, temos de activar dois pequenos interruptores que isolam os altifalantes (obrigatório para mais de dois metros de profundidade), bem como o invulgar sistema de vedação do compartimento que armazena o duplo leitor de cartões SIM e Micro SD, tendo, esta sim, sido testada numa piscina.

Mas o elemento que maior curiosidade me despertou foi a presença daquele que é o primeiro sensor de imagem térmico do mundo num smartphone, usando a tecnologia MSX da FLIR, que permite aplicar diversos filtros para uma leitura simplificada da câmara, permitindo assim monitorizar quais as fontes de calor. Esta solução poderá ser particularmente útil para profissionais que necessitem de usar ferramentas deste género que são, como deverá imaginar, absurdamente dispendiosas; é uma situação semelhante à substituição de filmagens em helicópteros por drones.

De resto, as especificações são banais para um terminal de gama média, com o ecrã HD de 4,7 polegadas e processador Snapdragon 617, que apesar de tudo se comportam bem, graças ao uso de 3 GB de memória e 32 GB de armazenamento. A bateria de grandes dimensões também permite que possa usar este terminal sem grandes preocupações.

Antutu 3D Mark Ice Storm Unlimited PCMark 8 Work PCMark 8 Autonomia
44 472 9640 5423 516 minutos
Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version