Mobilidade

Review – Sony Xperia XA

Sony Xperia XA

Quando a Sony lançou a nova linha Xperia X, um dos modelos que mais se destacou foi o Xperia XA. Este terminal, apesar de ser um dos mais acessíveis e de não ser cativante em termos de características técnicas, diferencia-se por ter um dos visuais mais atraentes do momento.

Toda a euforia em relação ao XA deve-se ao facto de a moldura lateral do ecrã ser quase inexistente, permitindo ao equipamento ter dimensões verdadeiramente compactas para um smartphone equipado com um ecrã de cinco polegadas. Os 66,8 mm de largura e 7,9 mm de espessura são o suficiente para, quando pegar neste equipamento, ficar fascinado com o design e a capacidade técnica que a Sony teve para criar um terminal tão fino. Mas um smartphone não se mede apenas pelo design, razão pelo qual tivemos de o testar para comprovar se merece a sua atenção.

O ecrã garante uma imagem de grande qualidade, embora alguns utilizadores se possam queixar da resolução HD limitada (1280 por 720 pixéis); se quiser qualidade FullHD, tem de optar pelo modelo topo de gama da família Xperia X, o X Performance (729 euros). Para garantir que o custo deste terminal fosse reduzido, a Sony optou por um processador MediaTek, embora tenha escolhido uma versão muito interessante em termos de desempenho: o Helio P10, composto por oito núcleos que podem funcionar até 2,0 GHz.

Este inclui o processador gráfico Mali T-860 MP2 de 700 MHz, que, em conjunto com os 2 GB de memória RAM, é o responsável pelo bom desempenho verificado nos testes. Onde o Xperia XA não surpreendeu, bem pelo contrário, foi no teste de autonomia, culpa da baixa capacidade da bateria (apenas 2300 mAh). Contudo, a Sony incluiu os famosos modos Stamina e Ultra Stamina, que permitem reduzir o consumo de energia de algumas funções e o desempenho do equipamento, para aumentar a duração da carga da bateria.

Em termos de sensores de imagem, este Xperia traz um sensor traseiro Exmor RS com 13 MP, capaz de captar imagens de boa qualidade, bem como vídeo FullHD a 30 imagens por segundo. A frontal, por sua vez, tem 8 MP, bem como a capacidade de gravar vídeos em FullHD, também a 30 fps.

Antutu3D Mark Ice Storm UnlimitedPCMark 8 WorkPCMark 8 Autonomia:
47 30211 1934753348 minutos
PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×