Descomplicómetro – High Dynamic Range

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

O HDR, ou High Dynamic Range, é um termo cada vez mais utilizado, não só pelos fabricantes de dispositivos de captação de imagem como de televisores, monitores, consolas e leitores de conteúdos multimédia.O HDR é, simplificando, um método de captação de imagem (tanto fixa como em vídeo) que permite, através da junção de diversas imagens com exposições distintas, aumentar o alcance dinâmico. Isto permite melhorar a imagem captada, tornando-a mais próxima da imagem real vista pelo olho humano.

Claro vs. escuro
Através da captação em diferentes exposições, a junção das imagens permite que as zonas demasiado expostas, como o céu junto ao sol, nuvens ou elementos em que a luz seja reflicta com maior facilidade, acabem por ficar mais escurecidas. Assim, geram-se detalhes que de outra forma passariam despercebidos. Além disto, as zonas mais escuras passarão a ficar mais clareadas, permitindo gerar detalhes nas zonas, que tal como na imagem oposta, seriam igualmente ignorados.

HDR simplificado
É possível termos imagens em HDR sem necessidade de recurso à captação de imagens com diferentes exposições – porém, isto implica o recurso a sensores específicos. Actualmente, existem sensores que, devido ao facto de conseguirem captar um maior alcance dinâmico, acabam por permitir a criação de conteúdos HDR através de uma única imagem, graças ao nível de informação que esta dispõe.

Reprodução
Apesar de a captação de imagens em HDR estar já democratizada, o mesmo não se pode afirmar da sua reprodução, devido ao custo dos equipamentos necessários para tal fim. As televisões HDR só começaram a aparecer no mercado no início de 2017, após a aliança UltraHD ter aprovado a norma UltraHD Premium. Esta decisão implicou que os ecrãs precisassem de cumprir as normas necessárias em termos de brilho (1000 nits), contraste e resolução de cor (10 bit) para garantir uma reprodução adequada de imagens em modo HDR.

Utilizações alternativas
O HDR permite tornar as imagens mais realistas e atraentes, mas esta tecnologia poderá ser igualmente usada para melhorar a qualidade da imagem em situações extremas. Exemplo disso serão as câmaras de segurança, que podem assim captar situações (ou pessoas) com maior detalhe, em locais mal iluminados.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version