Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
Guia completoMacGuia

Ligue o seu MacBook à televisão

Mac-New

Se não tem uma Apple TV (nem quer investir neste acessório) há duas alternativas para ligar o seu computador da maçã a uma televisão, mesmo que esta seja um pouco mais antiga. Este tutorial também serve para o usar com um projector, já que as ligações são as mesmas.

Ligar à TV um MacBook com USB-C
Os novos laptops da Apple deixaram muitas ligações físicas de lado e ficaram apenas com duas: a USB-C e a de jack de 3,5 mm. Assim, a única solução para ligar este Mac à TV passa pela utilização de um adaptador USB-C para HDMI. A Apple vende um acessório destes (89 euros), mas o melhor será mesmo optar um mais em conta: a Fnac vende um da Kanex por metade deste preço – 43 euros.

Tem um Mac com (Mini)DisplayPort?

Os computadores portáteis da Apple mais antigos ainda têm a velhinha DisplayPort. A Apple não vende qualquer acessório que permita ligar um cabo VGA ou HDMI à TV, a partir do Mac, por isso vamos ter mesmo de procurar por acessórios de outras marcas. Se não for muito exigente em termos de qualidade de imagem, opte pelo acessório VGA (cerca de 30 euros). Contudo, aqui lembre-se de que vai ter de usar outra fonte para dar som, já que este cabo só transporta vídeo. O ideal mesmo é comprar um adaptador DisplayPort para HDMI – curiosamente, estes são mais baratos, com preços a começar nos 20 euros. Se o Mac já tiver MiniDisplay Port, também há acessórios semelhantes, com o mesmo modo de funcionamento, embora com preços médios de 25 euros – o da Apple custa 36.

O ecrã do Mac na TV
Assim que tiver a sua solução escolhida e correctamente ligada, escolha na TV a fonte certa (HDMI ou VGA) e vai poder ver logo de imediato o mesmo ambiente de trabalho na televisão que tem no Mac. Se isto não acontecer, vá às ‘Definições de Sistema’ > ‘Monitores’. Vão aparecer duas janelas: uma com o computador e outra com a televisão. Certifique-se, nesta segunda janela, que tem a opção ‘Mirror Displays’ ligada para que a imagem apareça na televisão à qual o Mac está ligado.

A opção pelo Chromecast vale a pena?

Se quiser apenas ver as coisas que passam pelo seu browser (o Chrome, obrigatoriamente, com a extensão Google Cast – bit.ly/2csWjit) na TV, sim, vale a pena. O Chromecast custa 39 euros, o que o torna numa excelente compra para quem só quer fazer streaming com esta limitação. E não se esqueça de que, por exemplo, pode entrar no site da Netflix e também ver todos os vídeos do YouTube na televisão. Há ainda uma app gratuita chamada Video to Chromecast (apple.co/2cqV2th) na App Store do Mac para que possa enviar qualquer vídeo ou filme que esteja no seu Mac para a televisão.

PCGuia

1 comentário

  • Duas observações:
    – O Google Chrome já transmite sem precisar de extensão, é nativo do navegador agora.
    – O Google Chrome não transmite somente as abas do navegador, transmite também toda a tela.

Os comentários estão encerrados.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×