Review – Nox Hummer H-312

Com o calor que se fez sentir este Verão, faz todo o sentido que queiramos proteger o nosso processador, o componente mais sensível do PC. Como tal, optámos por...
Nox Hummer H-312

Com o calor que se fez sentir este Verão, faz todo o sentido que queiramos proteger o nosso processador, o componente mais sensível do PC. Como tal, optámos por experimentar o novo Nox Hummer H-312, um dissipador constituído por um corpo com alhetas de alumínio e quatro heatpipes de cobre que servem de superfície de contacto na base para o processador (a superfície poderia estar melhor nivelada e polida).

Este dissipador tem, em teoria, o formato ideal para uma transferência de calor mais eficaz, da base para a secção das alhetas, onde estas irão desempenhar a função e dissipar o calor gerado pelo mesmo.

Caso tenha um processador de baixo consumo energético, ou seja, com um TDP de 35 W ou menos, até poderá aventurar-se ao deixar o dissipador actuar de forma passiva, resultando numa solução ideal para um PC de sala (como um que esteja integrado num sistema de Home Theater), evitando a produção de ruídos.

Porém, para tirar total partido deste dissipador, deverá usar a ventoinha fornecida (ou substituir por uma à sua escolha), ou até mesmo instalar uma segunda. O modelo fornecido com o dissipador é de 120 mm e tem a particularidade de vir equipado com estabilizadores de borracha nos cantos, o que evita a propagação de vibrações no dissipador. Esta ventoinha traz um conector de quatro contactos, para que a motherboard do computador possa gerir a velocidade de funcionamento, podendo esta variar entre as 600 e 1800 rpm, valores mais que suficientes para gerarem um fluxo de ar entre os 15,6 e 60,7 CFM (pés cúbicos por minuto).

Em termos de ruído, esta surpreendeu, ao produzir entre 16,2 e 29,2 dBa, valores que passam totalmente despercebidos dentro de uma caixa de computador. Preparado para ser usado nos mais variados encaixes do mercado, seja AMD (AM2, AM2+, AM3+, FM1, FM2 e FM2+) ou Intel (LGA 2011, 1151, 1150, 1156, 1155), experimentámos este dissipador no nosso PC de testes, equipado com um processador Intel Core i5 2500k de 3,3GHz, e verificámos que, face ao dissipador de origem da Intel, a temperatura de funcionamento do mesmo desceu de forma significativa, tanto em idle como em carga.

Dissipador de origem Intel Nox Hummer H-312
Temperatura (em idle) 44º C 33º C
Temperatura (em carga) 97º C 73º C
Categorias
ComponentesReviews

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link