Review – HP Spectre 13

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A HP tem realizado um trabalho impressionante no desenvolvimento dos modelos premium, que utilizam não só um logótipo novo mais estilizado, como linhas de design mais elegantes, uma fabulosa qualidade de construção e materiais de topo.

O novo HP Spectre 13 é um claro exemplo de todo esse empenho, não fosse o facto de este ser, até ao momento, o computador portátil mais fino do mundo, com apenas 10,4 milímetros de espessura, superando o já de si impressionante MacBook Air, a referência de mercado com os seus 17 milímetros.

Para tal a HP teve de recorrer a materiais como a fibra de carbono e alumínio, que além de conferirem um toque impressionante, garantem um aspecto verdadeiramente premium. A contribuir para essa sensação está o ecrã de 13,3 polegadas de resolução FullHD (1920 x 1080) todo ele coberto por um vidro Corning Gorilla Glass, o teclado retroiluminado, touchpad em vidro, as grelhas do sistema de som de altifalantes duplos da Bang & Olufsen, e os acabamentos com dois tons, com a lombada em cor de cobre.

Este poderá ser o elemento que dividirá as opiniões, mas não deixa de ser um elemento diferenciador para um modelo já de si único. Mas para se conseguir realizar o feito de conseguir colocar todos os componentes necessário de um computador portátil no interior deste minúsculo chassis, a HP teve de recorrer a soluções como a utilização exclusiva de portas USB 3.1 do tipo C (inclusive a ligação do alimentador externo) e técnicas inovadoras como o sistema de dobradiça em pistão para o mecanismo de movimentação do painel do ecrã. Há também o sistema de arrefecimento hiperbárico que permite, em vez de se limitar a extrair o ar quente para o exterior, aspira ar fresco para o interior do equipamento, arrefecendo assim o processador de forma mais eficaz. Este ponto é particularmente importante se tivermos em conta que este HP Spectre 13 conta com a presença de um poderoso Intel Core i7 6500U de 2,5 GHz, que pode funcionar até 3,1 GHz usando a tecnologia Turbo Boost da Intel, que conta igualmente com a controladora gráfica Intel HD Graphics 520 integrada.

Juntamente com este processador encontrará no interior desta máquina 8 GB de memória RAM DDR3 e 512GB de espaço interno para armazenamento, sendo este do tipo SSD M.2 com suporte para a tecnologia NVMe da Intel, razão pelo qual este HP obteve resultados tão interessantes nos testes do PCMark 8, excepto no teste de autonomia, mas um resultado previsível se tivermos em conta o pouco espaço disponível para uma bateria de maior capacidade.

PCMark 8 (Home) PCMark 8 (Work) PCMark 8 (Battery) 3DMark (Cloudgate)
2822 3093 168 minutos 5574
Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version