Review – Sony USM-CA1

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Esta Sony USM-CA é a segunda pendrive que nos passou pelas mãos que dispõe de interface USB dupla: de um lado está uma ficha USB Tipo A conforme a norma USB 3.1 e do outro está uma das novas ligações USB Tipo-C que apareceram em primeiro lugar no Macbook de nova geração, mas que já estão a chegar em força ao mercado dos PC Windows.

A vantagem da norma USB Tipo-C é a facilidade de utilização, porque estas fichas podem ser inseridas na orientação que se quiser e a versatilidade acrescida por permitirem passagem de um grande número de sinais diferentes numa única ficha.

Estas pendrives estão disponíveis em capacidades que vão dos 16 aos 64 GB. Independentemente da capacidade, as drives medem todas 26 mm de uma ponta à outra, são construídas em metal.

Dentro da caixa, encontra também uma pequena bolsa em borracha para proteger a pendrive quando anda no bolso. A bolsa tem um buraco que serve para a pendurar, por exemplo num porta-chaves. Está mesmo a pedir para ser perdida…

Tudo isto é muito bonito, mas as drives são lentas… Aliás são bipolares, nos nossos testes de velocidade em que usámos a entrada USB Tipo A, conseguimos obter 10 MB por segundo na cópia de uma pasta com 4,7 GB de ficheiros de vários tamanhos. Já na cópia dos mesmos ficheiros da pen para o computador obtivemos uma velocidade de 100 MB por segundo… Isto faz com que a cópia de ficheiros para dentro da drive seja um processo desesperantemente lento, mas, por outro lado, a mesma drive oferece a possibilidade de se lerem ficheiros de media em alta definição sem quaisquer problemas.

 

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version