Review – Extensor Wi-Fi TP-Link TL-WA855RE

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A TP-Link é conhecida por ter produtos que não são muito caros para o que conseguem fazer. É o caso deste extensor para redes Wi-Fi que, como nome indica, serve para aumentar o alcance da rede sem fios sem a necessidade de passarmos cabos ou conjugar dois routers. O princípio de funcionamento é simples, instala-se este extensor numa tomada junto ao limite do sinal da rede sem fios para que o mesmo seja captado e amplificado, aumentando assim o seu alcance.

Este TP-Link TL-WA855RE pode ser configurado de duas formas: através do sistema WPS, presente na maioria dos routers Wi-Fi actuais, que necessita apenas que se prima o botão WPS no router e o botão quadrado na parte da frente do repetidor; directamente ao computador, que se liga por cabo à porta RJ-45 que está na parte de baixo do TL-WA855RE. Aqui, usa-se um browser para aceder ao sistema de configuração Web do repetidor. Terá apenas de saber o nome da rede e a palavra-chave, para os inserir nos campos correctos.

O extensor pode ser configurado para funcionar como uma ampliação simples da rede que já existe e aqui usar os dados de acesso que já existem. Também pode ser usado como ponto de acesso, que também se baseia na rede existente, mas que usa credenciais diferentes.

A porta de rede na parte inferior serve também para ligar num dispositivo que não tenha rede sem fios, como por exemplo algumas impressoras. No entanto, apesar de permitir aceder a redes sem fios a mais de 300 mbps, a entrada de rede com fios apenas vai até aos 100.

A configuração é facílima e o sistema fica a funcionar em segundos. A única coisa que tem de ter em atenção é o posicionamento: tem de instalar o repetidor no limiar de rede que quer ampliar, porque se o colocar numa zona em que o sinal de rede é forte, não vai tirar partido do dispositivo. Não há qualquer truque: o segredo é configurá-lo e ir experimentando vários locais.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version