Review – QNAP TAS-268

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Pode um NAS ser também um leitor de media Android? A QNAP acha que sim, e, por isso, lançou o TAS-268, o primeiro sistema NAS com duplo sistema operativo Android e Linux. O primeiro serve para correr apps como o Kodi (reprodução de conteúdos como música ou filmes); o segundo vai servir para fazer a gestão do sistema de armazenamento.

O QNAP TAS-268 tem espaço para dois discos SATA, instalados na vertical. As ligações incluem uma entrada USB 3.0 frontal, quatro entradas USB 2 na traseira, uma HDMI para o poder ligar a uma TV e uma entrada de rede com fios RJ-45.

Tal como acontece nos outros sistemas da QNAP, a entrada USB frontal pode ser usada para ligarmos um sistema cópias de segurança, enquanto a traseira serve para expandir a armazenagem ou ligar uma impressora por exemplo.

Os dois discos podem ser configurados em RAID 0, 1, JBOD e em Single Disk e o sistema permite partilhar pastas em rede para sistemas Windows, Mac e Linux, bem como conteúdos através das aplicações servidor de áudio e vídeo. O processador é um ARM de dois núcleos a funcionar a 1,1 GHz com 2 GB de memória RAM.

O utilizador pode descarregar apps a partir da Google Play Store ou da loja específica da QNAP e usar o comando à distância incluído. O TAS-268 funciona relativamente bem como NAS: serve para, por exemplo, centralizar toda a informação em sua casa. Já como leitor separado, a sua utilidade é mais discutível, já que existem alguns problemas de estabilidade e o ruído da ventoinha pode atrapalhar. Contudo, corre apps como a do Netflix e o Kodi tão bem como uma Smart TV.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version