Review – Panasonic Lumix TZ100

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Com o desenvolvimento de smartphones com capacidades cada vez melhores em termos de captação de imagem, o mercado das máquinas fotográficas compactas tem estado em constante declínio. A excepção é o que se passa no segmento dos modelos avançados, onde a Sony e a Canon dominam com as suas RX100 e G7X II.

A Panasonic tem conseguido lançar alguns modelos Lumix interessantes, mas sem nunca atingir o nível da qualidade de imagem proporcionado pelos modelos já referidos. Felizmente, com a chegada da nova Lumix TZ100, a Panasonic consegue tornar-se a referência do segmento, ao lançar uma máquina compacta e robusta equipada com um sensor de imagem de 20,1 MP de uma polegada, o mesmo oferecido pelas rivais do segmento.

Este último ponto é a grande novidade, pois a adopção de um sensor maior permite não só melhorar o detalhe das imagens captadas, como reduzir o ruído, algo que se nota imediatamente assim que fizer os primeiros disparos. Este sensor encontra-se acompanhado por um processador de imagem Venus Engine e uma objectiva Leica DC Vario-Elmarit de 25-250 mm (equivalente a zoom óptico de 10x) com abertura f/2.8 a 5.9.

Esta, apesar de não manter a abertura máxima constante como a RX100 IV, por exemplo, oferece maior versatilidade, fruto da sua maior amplitude focal. A isto juntamos um eficaz sistema de estabilização de imagem óptico (híbrido de cinco eixos para vídeo) e os diversos modos de captação de imagem através da solução 4K Photos da Panasonic (onde podemos aproveitar um dos trinta fotogramas por segundo captados em resolução 4K, ou seja, 8 MP). Aqui destacamos o novo sistema de Pós-Focagem, que permite à TZ100 captar um conjunto de fotos para permitir que possamos, posteriormente, determinar o ponto de focagem que desejarmos. Em termos de vídeo, a qualidade de imagem 4K captada é excelente, podendo esta ser a 25 ou 24 fotogramas por segundo, sempre com um bit rate de 100Mbps.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version