ComponentesReviews

Review – MSI GeForce GTX 980 Ti Gaming 6GB

GTI980TiDest

Esta gráfica não é nova, mas continua a ser uma das melhores soluções para quem não tem constrangimentos de orçamento ou para quem quer comprar uma placa que dure mais que um ano.

A GTX 980 tem um GPU Nvidia 980 baseado na arquitectura Maxwell, com 2816 núcleos CUDA, que pode funcionar entre os 1000 MHz (em modo Silent) e os 1178 MHz (em modo Overclocking). A memória de 6GB é GDDR5 e funciona a 7010 MHz. Esta gráfica dispõe ainda de uma saída DVI Dual Link, 1 HDMI, 3 Display Port.

Para refrigerar os componentes, a MSI usa nesta placa o sistema Twin Frozr V com duas ventoinhas de 10 cm que, segundo a marca, consegue baixar o volume de ruído, mas também consegue obter dez graus a menos em relação à temperatura média para este tipo de placas gráficas. Estas ventoinhas funcionam em conjunto com um dissipador de calor que optimiza a circulação de ar por cima dos componentes mais críticos.

Como não poderia deixar de ser, a MSI GeForce GTX 980 Gaming usa uma interface PCI Express 16X e pode ser usada em sistemas com várias gráficas, os SLI.

GTX908TIEntradas

No que respeita ao software, a MSI traz o Afterburner, um programa fácil de usar, mesmo por amadores, que serve para fazer overclocking ao GPU e assim retirar um pouco mais de desempenho da gráfica. De notar também a presença do Predator, um programa de captura de imagem feito de propósito para gravar vídeos em jogos.

Para medir o desempenho desta gráfica usámos um computador baseado num Intel Core i7 6700-K com 32 GB de memória DDR4 e uma drive SSD M.2 com 512 GB. No que toca a software, usámos os nossos programas do costume: o teste FireStrike do 3DMArk, Grid2 e Metro Last Light com as definições gráficas no máximo.

msi-gtx_980_ti-Lado

Como não poderia deixar de ser, esta MSI obteve o melhor resultado no 3DMark, com 18 100, o anterior pertencia a uma ASUS também 980 Ti e era de 17 939. Também ficou à frente no Metro Last Light como 193 FPS. Mas no Grid 2, os resultados ficaram um pouco abaixo da proposta da Asus, com 205 fps.

O preço é alto, mas esta MSI é muito, muito rápida. Por isso, se quiser construir uma máquina para jogar confortavelmente, esta é uma escolha acertada!

 

PCGuia