PeriféricosReviews

Review – Eaton Ellipse 1200

Review - Eaton Ellipse 1200

As UPS (Uninterruptible Power Supply – em português, fontes de alimentação ininterrupta), não passam muitas vezes pelas nossas páginas. A principal razão para isso é que existem poucos modelos de pequeno porte, e os que há têm um tempo de vida tão grande que podem passar-se anos sem que sejam renovados significativamente.

A Eaton renovou recentemente a série Ellipse e fez-nos chegar o modelo de gama média, a 1200, que oferece uma potencia máxima de 750 W. Este tem quatro tomadas na parte de cima com protecção anti-picos de corrente e mais quatro na parte de trás com ligação a duas baterias de chumbo/ácido de 12 V a 7 Ah, que podem manter os dispositivos a funcionar durante algum tempo se falta a luz.

Segundo a Eaton a intensidade de corrente máxima que pode ser fornecida pelas tomadas ligadas à bateria é de 10 A. Na parte da frente está um ecrã LCD que permite ao utilizador monitorizar o estado da UPS e a quantidade de corrente que está a consumir em tempo real.

Na traseira, junto às tomadas protegidas pela bateria, estão as entradas das ligações de dados da UPS a um computador. Estas ligações servem para que a UPS consiga desligar correctamente os dispositivos quando a capacidade da bateria chega a um determinado nível, sem que a corrente da rede tenha sido reposta. Todos os sistemas operativos suportam esta funcionalidade, sem que seja necessário instalar qualquer tipo de software.

A Ellipse faz tudo o que diz na caixa e conseguiu manter o meu iMac de 27 polegadas, mais dois discos externos USB de 3,5 polegadas e um switch de rede a funcionar durante, sensivelmente, uma hora.

Aconselho este tipo de hardware a todos os que tenham de trabalhar com computadores em zonas de corrente eléctrica instável ou que tenham pequenos servidores que tenham de funcionar 24 horas por dia.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×