Review – KUBO MiniPC

A moda dos PC em formato quase de pen USB veio para ficar. Já algumas marcas têm apresentado os seus equipamentos do género e a PCGuia até já fez...
Intel KUBO
Intel KUBO

A moda dos PC em formato quase de pen USB veio para ficar. Já algumas marcas têm apresentado os seus equipamentos do género e a PCGuia até já fez um teste em grupo com algumas destas soluções.

O principal objectivo de um computador como o KUBO (que pode encontrar à venda na Worten) é o de substituir um media center ligado a uma TV, ou então servir mesmo para produtividade, num pequeno escritório em casa, ligado a um monitor – em ambos os casos, vai sempre precisar de uma entrada HDMI, a única forma de conexão disponível.

Com 9 cm de comprimento e 3,7 de largura, este mini computador pode ficar perfeitamente escondido atrás da TV ou monitor, por isso de certeza absoluta que não lhe vai ocupar espaço algum em móveis ou secretárias.

Lá dentro, tudo em miniatura: um processador quad-core Intel Atom TM Z3735F a 1,83 GHz, 2 GB de memória RAM e memória flash de 32 GB, semelhante à que encontramos nos tablets e smartphones.

A correr sobre tudo isto está o Windows 10, um sistema operativo que parece ter sido feito à medida deste tipo de PC. Se não tem uma Smart TV, mas mesmo assim houver uma entrada HDMI disponível, a compra do KUBO MiniPC será uma óptima solução para ver filmes (com uma conta Netflix, por exemplo), ouvir música e navegar pelo YouTube ou Vimeo.

Mas a sua capacidade como dispositivo de produtividade também não deve ser descurada, uma vez que o KUBO corre perfeitamente as aplicações Office, como o Word, o Excel e o PowerPoint. A única coisa que fica a faltar mesmo é arranjar teclado e rato para interagir com o sistema.

Uma vez que apenas temos disponível uma entrada USB, há duas soluções a ter em conta: usar um bundle teclado e rato que se ligue a partir de um receptor RF ou o mesmo bundle com conectividade Bluetooth, o que lhe permite usar a porta USB para ligar uma pen, caso seja necessário.

Categorias
Mobilidade

Jornalista de tecnologias desde 2005, tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil. Gosta de carros rápidos e de hotéis caros. Não tem um helicóptero porque decidiu gastar o prémio do último Euromilhões no desenvolvimento de um smartphone de marca própria.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link