Dicas

5 dicas para usar o Windows 10 por gestos

Trackpad

Sabia que se consegue fazer muitas coisas no Windows 10 através de gestos predefinidos que podem ser executados no trackpad, também conhecido por trackpad, do seu portátil?

Arrastar para fazer scroll vertical ou horizontal12

Tal como acontece no Android, também no Windows 10 se pode fazer scroll horizontal e vertical do conteúdo das janelas com um único gesto. Para tala apoie dois dedos em cima do touchpad e arraste-os para os lados, para cima ou para baixo. Alguns touchpads também permitem fazer isto com um único dedo, colocando-o no rebordo do lado direito do touchpad para o scroll vertical e na parte de baixo para o scroll hotrizontal.

Inverter a direcção do scroll

Partindo do principio de que o trackpad do seu portátil suporta esta funcionalidade, pode inverter a direcção do scroll com dois dedos. Isto permite fazer com que a direcção do scroll do conteúdo acompanhe o movimento dos dedos.

Clique em Iniciar, Definições e depois em ‘Rato & touchpad’. De seguida, em ‘Touchpad’ ligue a opção ‘Inverter a direcção de scroll’.

Alternar entre tarefas com três dedos

Para alternar entre tarefas com um gesto, junte o seu indicador, médio e anelar. Apoie-os no touchpad e depois mova-os de cima para aceder à Task View de forma a escolher um programa em execução ou para baixo para voltar para o Ambiente de Trabalho.

Por outro lado, se arrastar os três dedos paras os lados, pode alternar entre as várias aplicações que têm em execução no computador. Este gesto emula a combinação de teclas Windows+TAB.

Belisque o touchpad

Tal como acontece com outras interfaces tácteis, pode “beliscar” o touchpad para reduzir, ou ampliar a visualização de um qualquer conteúdo. E também, tal como acontece noutras interfaces, se juntar os dedos reduz a visualização e se os separar amplia.

Gestos de precisão

Para efectuar alguns destes gestos é necessário o que a Microsoft chama “touchpad de precisão’. Para ver se a sua máquina tem um destes touchpad aceda a Iniciar, Definições, Dispositivos e depois escolha ‘Rato e touchpad’. De seguida procure a indicação ‘O seu PC tem um touchpad de precisão’.

Se a indicação não estiver lá aceda ao programa de configuração do touchpad do computador através do driver. Clique em ‘’Opções adicionais do rato’ e depois escolha ‘Definições do dispositivo’ e depois clique em Definições. Neste ecrã conseguirá ligar e desligar algumas destas configurações.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×