Review – Corsair Dominator Platinum 16GB DDR4 2133

  Desenvolvida inicialmente para plataformas X99 da Intel, estes módulos de memória, por possuírem suporte para o padrão XMP 2.0, poderão ser usados na perfeição nos mais recentes sistemas...

 

Desenvolvida inicialmente para plataformas X99 da Intel, estes módulos de memória, por possuírem suporte para o padrão XMP 2.0, poderão ser usados na perfeição nos mais recentes sistemas com processador Intel SkyLake.

Composto por quatro módulos de memória, estas Corsair Dominator Platinum destacam-se por uma placa de circuitos impresso optimizada para uma dissipação de calor mais eficiente, ao qual se junta o original sistema de dissipadores usado pela Corsair nestes modelos.

Para os adeptos do modding, estes módulos de memória possuem iluminação LED branca, sendo possível adquirir o módulo Corsair Link para poder, não só controlar a iluminação LED do dissipador (escolher entre 16,8 milhões de cores disponíveis), bem como monitorizar as ventoinhas da sua caixa, ligando-as ao controlador. Mas voltando às memórias, estas têm a particularidade de funcionarem a apenas 1,35 V, em vez dos 1,65 do modelo equivalente de formato DDR3. Porém, estas funcionam com latências superiores: 10-12-12-31 face aos 9-11-11-31. Ainda assim, os valores anunciados são significativamente melhores que as latências de memórias banais, que tendem a rondar os 15-15-15-36.

Corsair Dominator Platinum

Caso não saiba, as latências são, actualmente, o factor que mais influencia o desempenho das memórias do seu sistema durante os jogos, sendo preferível utilizar-se memórias com latências mais baixas que memórias mais rápidas. Face a memórias rivais, estas Corsair poderão não ser as mais baratas, mas dentro da velocidade e formato (quatro módulos de 4 GB cada) oferecem maior desempenho, graças às latências mais baixas.

Ainda assim, o formato de quatro módulos de memória deverá ser evitado caso pretenda fazer overclock, sendo preferível adquirir o kit equivalente com apenas dois módulos de 8 GB cada. Este custa praticamente o mesmo, a não ser que possua um sistema Intel Haswell com chipset X99, onde precisará dos quatro módulos para tirar total partido da plataforma.

Categorias
ComponentesReviews

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link