Review – Corsair Neutron XT 240GB

O mercado dos suportes SSD está em franca expansão porque se tem vindo a verificar uma descida acentuada dos preços das pendrives. Além da grande oferta, as razões para...
corsair-neutron-XT

O mercado dos suportes SSD está em franca expansão porque se tem vindo a verificar uma descida acentuada dos preços das pendrives. Além da grande oferta, as razões para a queda dos preços está também na entrada de novos players no mercado que nunca tinham vendido dispositivos de armazenagem, mas que agora encontraram aqui uma forma de expandir as suas actividades. Um destes casos é o da Corsair, uma empresa que, durante anos, foi conhecida apenas pelo fabrico e comercialização de módulos de memória RAM, caixas para computadores de secretária, fontes de alimentação e sistemas de refrigeração de componentes. A empresa americana enviou-nos um exemplar da linha de SSD de alto desempenho Neutron Series XT que tem modelos de 240, 480 e 960 GB.

Todos os modelos usam controladoras Phison com quatro núcleos e, segundo a marca, conseguem atingir os 560 MB/s de velocidade de leitura e os 540 MB/s de escrita.

Por fora, estes SSD medem o equivalente a um disco rígido mecânico de 2,5 polegadas e, para os distinguir do resto da oferta deste fabricante, têm uma caixa em plástico vermelho. Aqui encontramos um autocolante do lado de cima que serve para identificar a família de SSD e, na parte de baixo, para identificar a capacidade. Na caixa está incluída ainda uma peça plástica para se colar o SSD para lhe dar um pouco mais de espessura quando for necessário. A construção parece ser muito sólida, mas um SSD tem tudo que ver com velocidade e este não desaponta! Conseguimos obter 545 MB/s na escrita e 567 na leitura, com o nosso teste em que usamos uma pasta com 4,7 GB de ficheiros grandes e pequenos.

Pode dizer-se que, se quiser construir uma máquina topo de gama para jogar ou para editar vídeo, por exemplo, este disco é um sério candidato a estar presente na configuração!

Categorias
ArmazenamentoReviews

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link