Isto tem que acabar!

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Já ouviu falar da Carbon Games (www.carbongames.com)? Não?

Pois eu também nunca ouvi falar deles.

Até hoje… Soube através de uma notícia do site Revolução dos Bytes que o site da empresa foi ‘apagado’ da Internet em Portugal através do sistema que possibilita o bloqueio rápido de sites que disponibilizam conteúdos ilegais, implementado em 2015 pela Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC), Apritel e a Mapinet. Este sistema permite que, assim que seja feita uma queixa, seja enviada uma notificação aos ISP nacionais para bloquearem o acesso a esse site através da inibição da resolução do URL respectivo nos servidores DNS.

Tudo isto convenientemente sem qualquer controlo judicial.

E qual é problema? Desta vez foi bloqueado um site perfeitamente legal… Trata-se de um estúdio de jogos, pertencente ao universo Ubisoft, que trabalha com ‘robots gigantes’ e experimenta com ‘realidade virtual’. Como se pode ver pela imagem que acompanha este artigo.

Seja quem for que teve a ideia brilhante de mandar bloquear este site talvez esteja com medo de ser atacado por um qualquer robot gigante que lhe roube conteúdos, entre outros prejuízos.

Todos os dias ouvimos que Portugal é um estado de direito, mas quando se consegue negar o acesso a um site, baseando esse bloqueio apenas numa decisão completamente arbitrária e sem qualquer controlo judicial, chega-se rapidamente à conclusão que talvez não bem seja assim.

O progresso das mentalidades e das tecnologias estão a quilómetros à frente do das leis. É necessário sincronizá-los o melhor possível e rapidamente! Por outro lado, como já escrevi várias vezes, é muito mais difícil às entidades e pessoas habituadas a ganhar dinheiro de uma determinada forma, evoluírem. Ponham os olhos na guerra dos taxistas contra a Uber.

O que mais dizer disto? A não ser que tem que acabar o mais depressa possível?

De qualquer forma, se quiserem ver o site, acedam a carbongames.com, porque esta gente percebe tanto de Internet que nem sabe que há muito tempo que já não é necessário existir ‘www’ no URL para que se possa aceder a um site.

E se quiserem usar os sites bloqueados em Portugal usem os servidores DNS do Google. Há muitos tutoriais por aí a explicar como se faz!

Isto tem que acabar!

Sigam a discussão aqui e aqui.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version