DicasNotícias

Crie as suas próprias teclas de atalho no Windows em 3 passos

Não há maneira mais rápida de aceder a um programa do que através de teclas de atalho, especialmente se estas estiverem personalizadas. Mas sabia que pode personalizar as teclas através do Bloco de Notas, com a ajuda de uma ferramenta chamada AutoHotkey?

Vamos mostrar-lhe como criar atalhos no teclado para abrir o Painel de Controlo do Windows e também lhe vamos explicar como saltar directamente para a última célula que emendou quando abre uma folha de Excel.

Precisa de: AutoHotkey; Windows XP, Vista, 7, 8 ou 8.1

Teclas-PASSO-1

 

PASSO 1 – Vá a autohotkey.com, clique em ‘Download AutoHotkey’, depois inicie a instalação e siga a instruções. Primeiro precisa de criar um novo script no AutoHotkey – este é o ficheiro de que precisa de personalizar no Bloco de Notas de modo a criar o seu teclado de atalho.

Para fazer isto clique com o botão direito do rato em qualquer ponto em vazio do seu Ambiente de trabalho, mova o cursor para ‘Novo’ e depois clique em ‘AutoHotkey Script’. Atribua-lhe o nome da acção que quer realizar com as teclas de atalho – por exemplo ‘Abrir Painel de Controlo’ – e pressione Enter. Agora clique com o botão direito sobre o ficheiro e clique em ‘Edit Script’ para abrir a ferramenta no Bloco de Notas. Não apague nenhum dos textos no Bloco de Notas, uma vez que são precisos para que as teclas de atalho funcionem.

teclas-PASSO-2

 

PASSO 2 – Para criar um teclado de atalhos para abrir o Painel de Controlo clique na linha abaixo da última linha de texto (começa com SetWorkingDir…). Digite «^!c:: Run Control Panel». Isto irá criar um atalho para Ctrl+Alt+C onde o ‘^’ se refere ao Ctrl, ‘!’ diz respeito ao Alt, e os ‘::’ separam a tecla de atalho do comando.

Ao substituir o ‘Painel de Controlo’ e a letra depois do comando Ctrl+Alt, consegue criar um atalho para qualquer programa que queira (incluindo o Word, VLC Player, etc.). Pressione Ctrl+S no seu teclado para guardar um ficheiro, depois escolha o Bloco de Notas. Agora faça duplo clique no script ‘Abrir Painel de Controlo no seu Ambiente de Trabalho’. Um ‘H’ vai aparecer na área de notificações na barra de tarefas, indicando que o script está a correr. Enquanto se mantiver assim só tem de pressionar Ctrl+Alt+C no seu teclado para abrir o Painel de Controlo.

teclas-PASSO-3

 

PASSO 3 – Também pode utilizar o AutoHotkey para criar séries de comandos.

Por exemplo, para abrir uma folha de trabalho do Excel e ir directamente para a última célula que editou. Crie e abra um novo script (veja o Passo 1). Para criar múltiplos comandos, precisa de inserir cada comando numa linha separada. Na lista abaixo da última linha de texto, escreva «^!e::» (que é o atalho Ctrl+Alt+E). Na próxima linha escreva «Run», seguido de um espaço e depois a localização do ficheiro. Para adicionar a localização ao Bloco de Notas, abra a pasta que contém o seu ficheiro, clique num espaço vazio na barra de endereço da janela e pressione Ctrl+C para copiar.

Depois, no Bloco de Notas, carregue em Ctrl+V para colar. Na linha abaixo disso digite «Send^{end}», que é o comando para o enviar sempre para a última posição do ficheiro Excel. Na última linha digite «RETURN». Guarde e feche o Bloco de Notas. Faça duplo clique sobre o script AutoHotkey para utilizar o atalho do teclado.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×