Reduza o consumo de energia do PC

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

A electricidade não é barata e um dos principais consumidores de energia nas nossas casas são cada vez mais os dispositivos electrónicos como os computadores. Mas não precisa de deixar de usar a sua máquina, o segredo é conseguir poupar energia sem alterar a forma como se usa o computador. Neste artigo vamos mostrar como usar apenas o Windows para obrigar o computador a gastar apenas a energia que necessita .

Este pequeno tutorial aplica-se a qualquer versão do sistema operativo Windows desde o XP.

Perfis de energia

O Windows inclui de série três perfis de energia também conhecidos como “Esquemas de energia” que pode usar para poupar energia no dia a dia. Chamam-se “Equilibrado”, “Elevado desempenho” e “Poupança de energia”. Para aceder a estes perfis aceda ao Painel de Controlo, Hardware e Som e depois clique na secção “Opções de energia”.

O sistema operativo acciona por defeito o perfil “Equilibrado”. Neste modo, o sistema tenta manter o equilíbrio entre o desempenho do computador e o consumo de energia.

O modo “Poupança de energia” baixa muito o consumo de energia à custa do desempenho do sistema. O modo de “Elevado desempenho” ignora todos os sistemas de poupança de energia e põe o sistema a funcionar á velocidade máxima. Embora sejam um bom ponto de partida, se quiser controlar mesmo a forma como o computador gasta energia terá que criar o seu próprio perfil de energia.

Para o fazer clique em “Criar um esquema de energia” na coluna da esquerda e escolha “Poupança de energia” como ponto de partida. Mude o nome para “Poupança extra de energia”. Clique em Seguinte. No ecrã seguinte pode definir quanto tempo a máquina espera antes de “adormecer”.

 

Ligue a opção “Desligar o ecrã” e programe-a para um minuto. A opção “Suspender o computador” deve ser programada para cinco minutos. Depois clique no botão criar. A Hibernação é um modo de poupança de energia que desliga o computador quase por completo e consegue poupar muito mais energia que o modo de Suspensão (Sleep). Aceda à opção “Escolher o que os botões fazem” e escolha Hibernar na acção “Quando primo o botão de energia”.

Afinações

As afinações do sistema de energia não se esgota aqui. Clique em “Alterar definições do esquema” ao lado do nome do perfil de energia que criou anteriormente e escolha “Alterar definições de energia avançadas”.

Expanda a entrada Disco rígido e defina que quer que a drive se desligue após 10 minutos de inactividade. Depois expanda a opção Suspensão, apague o valor de minutos que está na opção “Suspender após” e defina 5 minutos para a opção “Hibernar após”. Clique no botão OK.

Se estiver a usar um portátil pode definir o que acontece quando fecha a tampa. Clique em “O que acontece quando fecho a tampa”. Aqui encontra duas opções que definem o que acontecem quando o computador está ligado à corrente ou quando está a trabalhar apenas com a bateria. Clique na opção “Bateria” e defina-a para Hibernar e Suspender quando ligado à tomada.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version