Faça com que o Windows arranque mais depressa (sem instalar hardware)

Uma das coisas mais irritantes é estar muito tempo à espera que o PC arranque depois de o ligar. Para resolver o problema, o primeiro impulso é remover programas...
Windows 7 Hardware

Uma das coisas mais irritantes é estar muito tempo à espera que o PC arranque depois de o ligar.
Para resolver o problema, o primeiro impulso é remover programas e personalizar a sequência de arranque da máquina. Muitas vezes isso não é suficiente e é preciso ir um pouco mais além e desligar componentes do Windows e remover alguns programas que vêm incluídos com a máquina. Outra solução é programar a sua máquina para arrancar automaticamente a horas pré-determinadas para que esteja pronta a usar quando chegar ao escritório.

De que precisa
Computador com Windows XP, 7 ou 8

Passo-a-passo

 

1. Uma coisa de que a maioria dos utilizadores não faz a mínima ideia é que quando o computador está a arrancar, normalmente está a gastar tempo a carregar muitos programas e componentes do sistema operativo que nunca irá usar. Assim, uma das formas mais eficazes de acelerar o arranque da sua máquina é desligar esses programas e componentes.
Para o fazer, no Windows 7 e 8 prima a tecla Windows do teclado e escreva “Control” (sem aspas) e depois prima “Enter”. Será transportado para o Painel de Controlo do Windows. Clique em “Desinstalar um Programa” e depois em “Activar ou desactivar funcionalidades do Windows”. Será aberta uma nova janela onde pode escolher os componentes do sistema que não vai usar.

 

2. O que pode desligar depende muito da versão do Windows e das ferramentas do sistema operativo que usa mais. No Windows 7, por exemplo, se tiver um computador num escritório pode nunca vir a usar o Windows Media Center. Se for o caso clique no sinal de mais junto a funcionalidades de Multimédia e desligue o Windows Media Center. Outra coisa pouco provável é estar a usar o Windows 7 numa máquina com ecrã táctil, por isso também pode desligar os componentes de Tablet PC.

 

3. Pode também considerar a hipótese de remover alguns jogos. Para o fazer, clique no sinal de mais junto ao item “Jogos” e escolha os jogos que não usa ou pode removê-los todos de uma vez clicando em “Jogos”. Se usar o Chrome ou o Firefox para as suas navegações pela Internet pode remover o Internet Explorer. Se não usar os gadgets e a sidebar do Windows, pode também remover a plataforma de Widgets do Windows. Indo um pouco mais longe, se não usar ficheiros XPS (o equivalente aos ficheiros PDF da Microsoft), pode também remover o suporte para estes tipos de ficheiros. No final clique em “Sim”.

 

4. Depois de escolher todos os componentes do Windows de que não precisa, clique em “OK”. Ser-lhe-á mostrada uma mensagem enquanto o Windows faz alterações ao seu sistema operativo. Clique em “Reiniciar Agora” para fazer com que a máquina reinicie o sistema operativo já com as novas configurações. Todas as ferramentas que mencionámos podem ser removidas em segurança, desde que não precise delas. Não recomendamos que desligue mais nenhumas. Se entretanto necessitar de usar qualquer uma das ferramentas que removeu pode voltar a instalá-las. Abra o Painel de Controlo, clique em “Remover um Programa” e depois “Ligar ou desligar funcionalidades do Windows” e volte a clicar nos componentes que precisa de reinstalar.

 

5. Desligar componentes no Windows XP e 8 é um processo muito semelhante, mas no entanto existem alguns pormenores que tem de ter em conta: No Windows 8 pode remover componentes como está descrito no passo 4 mas a lista de coisas que pode desligar é muito mais pequena. Pode desligar o Internet Explorer ou os Serviços XPS, mas é praticamente tudo. No Windows XP clique em Iniciar, Painel de Controlo, Adicionar/Remover Programas e Adicionar/Remover Componentes do Windows. Se não os usar pode desligar o MSN Explorer e o Windows Messenger. Clique em “Seguinte” para reiniciar a sua máquina.

 

6. Quando compra uma máquina nova é de esperar que máquina arranque depressa, mas muitas vezes esse não é caso. Isto porque os fabricantes instalam tanto software que o arranque da máquina demora muitíssimo mais do que se tivesse apenas o Windows e um antivírus.
Para remover estes programa que só lá estão a ocupar espaço e a atrasar o arranque da máquina, no Windows 8 ou 8.1 clique com o botão direito do rato na Barra de Tarefas e seleccione o Gestor de Tarefas no menu que aparece. Clique em “Mais detalhes” e depois aceda ao separador “Arranque”. Procure nesta zona tudo o que acha que está a mais: por exemplo, se estiver a usar uma máquina Toshiba, pode remover com segurança do processo de arranque praticamente tudo que se chame Toshiba. Clique com o botão direito do rato em cima de cada programa e clique em “Desligar”. No final reinicie o computador.

 

7. Se a sua máquina ainda estiver lenta a arrancar pode programá-la para que se ligue a uma hora específica para que esteja pronto a começar a trabalhar quando chega ao escritório de manhã. No Windows 7 e 8 use uma conta de administração e depois prima a tecla Windows, escreva “Control” (sem aspas) e prima Enter. Clique em “Sistema e Segurança” depois em “Ferramentas Administrativas” e clique duas vezes no ícone do Programador de Tarefas.

 

8. Clique em “Criar Tarefa” na zona do lado direito da janela. No separador “Geral”, na janela seguinte, insira um nome para a nova tarefa; depois, na caixa “Opções de Segurança”, escolha “Executar quer o utilizador esteja ligado ou não” e clique na caixa junto a “Executar com os mais altos privilégios”. Depois, clique no separador “Accionadores”, depois em “Novo”. Certifique-se de que a opção “Numa agenda” está escolhida no menu “Começar Tarefa” que se contra no topo da janela. Na secção “Definições avançadas” que está abaixo clique em “Diariamente”, depois insira manualmente as horas a que quer que máquina se ligue. Clique em “OK”.

 

9. De seguida clique no separador “Condições” e, na secção “Energia”, clique em “Acordar o computador para completar esta tarefa”. Terá de especificar a tarefa que quer que o computador faça, por exemplo executar um programa. Se a sua conta do Windows tiver uma palavra-chave, o PC só conseguirá ligar-se e mostrar o ecrã de Login. Terá de dar ao sistema de Agendamento de Tarefas uma razão para acordar o computador, para o fazer clique no separador “Acções”, depois em “Novo”. Deixe a opção “Executar um programa” ligada e escreva “C:Windowsexplorer.exe” (sem aspas), clique em “OK” e depois em “OK” outra vez. Insira a password do Windows se lhe for pedida.

 

10. Para que isto funcione terá de colocar o PC a dormir em vez de o desligar. Encontra a opção de adormecer o PC no menu de encerramento do Windows 7 e 8. Pode também fazer com que a máquina adormeça automaticamente: prima a tecla Windows, escreva “Control” (sem aspas) e prima “Enter”. Clique em “Hardware e Som” e depois em “Opções de Energia”. Clique em “Alterar definições do esquema” e depois escolha o tempo que o computador demora a adormecer. Em alguns casos pode também ser necessário clicar em “Alterar definições avançadas de energia”, depois clicar duas vezes em “Suspender” e dar dois cliques em “Permitir temporizadores de activação”.

Categorias
Dicas

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link