Crie e partilhe os seus temas para Windows

Por: Marcia Campana
Tempo de leitura: 5 min

A maioria de nós utiliza uma fotografia para animar o Ambiente de Trabalho do Windows, mas existe muito mais que pode ajustar. Pode usar um vasto leque de fundos que mudam automaticamente, escolher diferentes cores para as barras de títulos das janelas e alterar os sons produzidos pelo Windows. Depois pode guardar estes temas personalizados num único ficheiro, partilhá-los com amigos ou copiá-los para um novo computador.

Infelizmente, os temas não podem ser abertos em computadores que utilizam o Windows 7 Home Basic.

Passo 1 – Pode encontrar temas pré-instalados no seu computador através do ecrã de personalização. Faça clique com o botão direito do rato no Ambiente de Trabalho e escolha ‘Personalizar’. Se já alterou o aspecto do Windows verá um ícone com a designação ‘Tema Não Guardado’ na secção ‘Os Meus Temas’. Guarde-o antes de fazer mais alterações carregando no link ‘Guardar Tema’ do lado direito do separador. Atribua um nome ao separador, clique em ‘Guardar’ e este vai aparecer ao lado do ícone de ‘Tema Não Guardado’. Pode alterar para qualquer um dos outros temas, bastando carregar nos ícones

[divider]

Passo 2 – No fundo da janela ‘Personalizar’ clique em ‘Fundo do Ambiente de Trabalho’ para o alterar para um dos temas. Para usar uma pasta de fotografias clique no botão ‘Procurar’, vá até à pasta que contém as suas fotografias e depois clique em ‘OK’.

Pode escolher fotos individuais ou usar o botão ‘Seleccionar Tudo’ para utilizar todas as imagens na pasta numa base de rotação. Em ‘Alterar imagem cada’ escolha a frequência com que quer que as imagens no seu tema mudem. Por fim faça clique em ‘Guardar alterações’.

[divider]

Passo 3 – No fundo da janela ‘Personalizar’ escolha a cor das janelas. A intensidade da cor também pode ser alterada a seu gosto na opção ‘Intensidade da cor’; esta alteração vai ajustar o nível de transparência dos rebordos das janelas. Faça clique em ‘Mostrar misturador de cores’ para ver controlos mais avançados. Para conseguir janelas mais transparentes mova a ‘Intensidade da cor’, ‘Matriz’ e ‘Saturação’ o máximo para a esquerda e a ‘Luminosidade’ toda para a direita. As alterações acontecem instantaneamente para que possa visualizar o resultado final. Termine com um clique em ‘Guardar alterações’.

[divider]

Passo 4 – Ainda na janela de ‘Personalização’, seleccione ‘Sons’ e escolha entre as várias opções que o Windows tem disponíveis. A secção ‘Eventos de Programas’ mostra as várias ocasiões em que o Windows emite um alerta. Escolha um dos eventos e faça clique em ‘Testar’ para ouvir o som.
No botão ‘Procurar’ pode escolher um som personalizado que tenha no seu computador. Os sons personalizados devem ter apenas alguns segundos de duração. Se desejar incluí-lo no ficheiro do Tema, tem de modificar o ‘Esquema de sons’.

[divider]

Passo 5 – Partilhar o seu tema é uma óptima maneira de partilhar as suas fotografias. Faça clique no botão direito do rato sobre o ícone do ‘Tema Não Guardado’ e depois seleccione ‘Guardar Tema para Partilha’. Escolha uma pasta para o seu tema, atribua-lhe um nome e carregue em ‘Guardar’.


Se o tema tiver muitas imagens ou exceder o limite para o tamanho do ficheiro podem aparecer janelas de aviso, nesse caso clique em ‘Sim’ para continuar. Depois de o tema guardado pode partilhá-lo através de vários serviços, como o Dropbox, ou copiando-o para uma pen USB. Instale o tema através de duplo clique no ficheiro.

[divider]

Passo 6 – Pode fazer o download de temas extra através do site da Microsoft. Na secção ‘Os Meus Temas’ vá a ‘Obter mais temas na Internet’. Na página que aparece clique numa das opções da coluna do lado esquerdo para encontrar temas que adicionam novas imagens automaticamente.

Carregue em ‘Faça download’ em baixo de cada tema que quer descarregar. Assim que abrir o ficheiro o novo tema é adicionado a ‘Os Meus Temas’, se o selecionar o seu ‘Ambiente de Trabalho’ vai mudar para a nova imagem.
Se a imagem não alterar automaticamente faça clique com o botão direito do rato e escolha ‘Fundo ambiente trabalho seguinte’. Também existe uma secção dedicada a temas compatíveis com o Windows 8.

Exit mobile version