Reviews
Está a ler
Review – Corsair ML 120 Pro LED
0
Review

Review – Corsair ML 120 Pro LED

por 26 Outubro, 2016
Gostámos

Qualidade de construção
Ruído
Tecnologia usada

A rever

Preço

Avaliação
A nossa nota
Experiência de utilização
4.0
Funcionalidades
2.0
Preço/Qualidade
3.0
Se tem pressa

Face às ventoinhas tradicionais de rolamentos redondos (Ball Bearing), estas Corsair têm a vantagem de serem mais silenciosas, oferecer melhor desempenho e de oferecerem maior durabilidade. Naturalmente que esta tecnologia está, para já, associada a um custo elevado, razão pelo qual possuem um preço significativamente superior, mas justificável pelo por tudo o que oferecem. Se as luzes LED não lhe dizem nada, bem como os suportes de borracha, poderá optar pelas versões básicas, que são disponibilizadas em packs de duas ventoinhas, oferecendo uma relação preço/qualidade superior.

9.0
A nossa nota
Já deu uma nota a isto

Depois de termos experimentado a ML140 Pro LED, a Corsair fez-nos chegar a versão de menor dimensão, de 120 milímetros, desta vez com luzes LED brancas. Recorrendo à tecnologia de “levitação magnética”, esta ventoinha tem a particularidade de, face aos modelos “Ball Bearing” tradicionais (de rolamentos) por oferecer um funcionamento mais suave e silencioso à mesma rotação, permitindo ao mesmo tempo um fluxo de ar superior, mesmo a baixas rotações.

A título de exemplo, esta ventoinha à sua rotação mínima de 400 rpm, produz um fluxo de ar de 12 CFM, o que corresponde a 34 cm3 por minuto, estando preparada para trabalhar até às 2400 rpm, o que permite produzir um fluxo de ar de 75 CFM, o equivalente a 2,1 m2 por minuto. Naturalmente que esta variação de velocidade, e desempenho, implica uma alteração significativa no ruído gerado, estando esta ML 120 Pro LED preparada para gerar apenas 16 dBa à rotação mínima, o que à escala de medições de ruído, equivale ao ruído de respiração de uma pessoa.

À semelhança do modelo de 140 mm testado anteriormente, também esta dispõe de suportes equipados com borrachas para evitar a transmissão de vibrações à estrutura da caixa do computador, muito embora esta ventoinha, não só pela tecnologia como pela construção robusta, irá gerar menos vibração que os tradicionais modelos de rolamentos. Estes suportes têm a particularidade de serem personalizados, possuindo a cor das luzes LED integradas, o que neste caso corresponde à cor branca. Já os LED, estes estão embutidos no eixo central da ventoinha, projectando assim o feixe de luz para as pás, que são translúcidas, propagando assim melhor a luz gerada.

Naturalmente que o custo destas ventoinhas, por se tratar de uma tecnologia nova e proprietária da Corsair, seja superior ao de tradicionais ventoinhas com iluminação LED, mas o custo é perfeitamente justificado pela robustez, não só da própria estrutura da ventoinha, como do rotor e dos suportes, porém se não pretende luzes LED nem suportes coloridos e com borrachas anti-vibração, poderá optar pelas ventoinhas “simples” (ML 120), que são vendidas em packs de duas ventoinhas, custando mais cinco euros (€29,90) que esta versão testada.

ML120 Pro White

Ao pormenor
Distribuidor

Corsair

PVP Recomendado

€24,90

Características

Garantia: 5 anos
Dimensões: 120mm x 25mm
Tipo de fluxo: Pressão Estática
PWM Control: Sim
Fluxo de ar: 12 - 75 CFM
Pressão estática: 0.2 - 4.2 mmH20
Nível sonoro: 16 - 37 dBA
Velocidade: 400 - 2400 RPM
Consumo de energia: 0.299 A

Acerca do autor
Gustavo Dias
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.