Review – Corsair ML 120 Pro LED

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Depois de termos experimentado a ML140 Pro LED, a Corsair fez-nos chegar a versão de menor dimensão, de 120 milímetros, desta vez com luzes LED brancas. Recorrendo à tecnologia de “levitação magnética”, esta ventoinha tem a particularidade de, face aos modelos “Ball Bearing” tradicionais (de rolamentos) por oferecer um funcionamento mais suave e silencioso à mesma rotação, permitindo ao mesmo tempo um fluxo de ar superior, mesmo a baixas rotações.

A título de exemplo, esta ventoinha à sua rotação mínima de 400 rpm, produz um fluxo de ar de 12 CFM, o que corresponde a 34 cm3 por minuto, estando preparada para trabalhar até às 2400 rpm, o que permite produzir um fluxo de ar de 75 CFM, o equivalente a 2,1 m2 por minuto. Naturalmente que esta variação de velocidade, e desempenho, implica uma alteração significativa no ruído gerado, estando esta ML 120 Pro LED preparada para gerar apenas 16 dBa à rotação mínima, o que à escala de medições de ruído, equivale ao ruído de respiração de uma pessoa.

À semelhança do modelo de 140 mm testado anteriormente, também esta dispõe de suportes equipados com borrachas para evitar a transmissão de vibrações à estrutura da caixa do computador, muito embora esta ventoinha, não só pela tecnologia como pela construção robusta, irá gerar menos vibração que os tradicionais modelos de rolamentos. Estes suportes têm a particularidade de serem personalizados, possuindo a cor das luzes LED integradas, o que neste caso corresponde à cor branca. Já os LED, estes estão embutidos no eixo central da ventoinha, projectando assim o feixe de luz para as pás, que são translúcidas, propagando assim melhor a luz gerada.

Naturalmente que o custo destas ventoinhas, por se tratar de uma tecnologia nova e proprietária da Corsair, seja superior ao de tradicionais ventoinhas com iluminação LED, mas o custo é perfeitamente justificado pela robustez, não só da própria estrutura da ventoinha, como do rotor e dos suportes, porém se não pretende luzes LED nem suportes coloridos e com borrachas anti-vibração, poderá optar pelas ventoinhas “simples” (ML 120), que são vendidas em packs de duas ventoinhas, custando mais cinco euros (€29,90) que esta versão testada.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version