Review – Vodafone Smart Router

Este equipamento a que a Vodafone decidiu chamar ‘smart router’ tem uma série de características que o colocam alguns furos acima do que é oferecido pelas operadoras em ligações...
Vodafone-Smart-Router-01

Desde que vi a campanha publicitária da Vodafone na TV que quis experimentar o novo router que a operadora está a disponibilizar para os seus clientes de fibra. Este equipamento a que a Vodafone decidiu chamar ‘smart router’ tem uma série de características que o colocam alguns furos acima do que é oferecido pelas operadoras em ligações de fibra óptica.

O router da Vodafone reúne as funções tradicionais de um equipamento do género, com ligações com e sem fios e o ONT, o dispositivo que converte o sinal que vem da fibra óptica, em sinais de TV analógica, rede que alimenta os computadores, smartphones, tablets e settop boxes de IPTV e telefone.

Este router é na realidade um Huawei HG8247Q e trata-se de um paralelepípedo preto que pode ser instalado na vertical ou na horizontal, cuja caixa parece ter sido construída a partir de um conjunto de blocos cúbicos. As ligações entre cada um dos cubos é perfurada para permitir a ventilação do aparelho. Posso dizer que este router é agradável à vista e que, apesar de ter os LED verdes à frente e as ligações atrás, está longe de ter aquele aspecto tradicional de router, já que fica bem numa estante ou mesa.

O Vodafone Smart Router inclui uma entrada para o cabo de fibra, duas para telefones, e quatro RJ-45 para ligações de rede com fio, que têm uma velocidade que pode chegar ao gigabit – na prática, isto traduz-se numa velocidade de cerca de 100 MB por segundo. De notar que, apesar da ligação normal à Internet ser de 100 ou 200 Mbps, todas as comunicações efectuadas entre dispositivos ligados na rede doméstica com fios podem chegar a velocidades de gigabit se foram compatíveis.

Existe também uma entrada para cabo coaxial de TV e duas USB 3.0 para ligar dispositivos de armazenamento de dados para a criação de servidores de partilha de ficheiros entre os dispositivos de rede, ou servidor de media para a rede doméstica. A rede sem fios pode chegar à norma 802.11ac que oferece uma velocidade teórica que pode alcançar mais de 6 Gbps.

No nosso caso, fizemos a actualização de um router Technicolor para o Smart Router. Só tivemos de desligar o ONT, ligar o resto dos cabos que estavam no router antigo e mais nada. A configuração foi automática a partir do momento que ligámos tudo.

Sei que muita gente não mexe nisso, mas a interface Web de configuração do Smart Router podia ser melhor. Consegue-se fazer tudo, mas podia ser mais completo e acima de tudo mais fácil de usar. Para minimizar o problema de usabilidade da interface do router, a Vodafone disponibiliza uma aplicação para iOS e Android que permite fazer as tarefas de configuração mais habituais, mas é curto.

No que respeita ao desempenho, usámos dispositivos ligados em rede com e sem fios. A velocidade da nossa ligação à internet é de 200 Mbps e posso dizer que todos conseguiram chegar a essa velocidade no Speedtest.net. Já nos testes ente máquinas ligadas na rede local conseguimos uma velocidade média de 96 Mbps.

Se já for cliente Vodafone e tiver uma mensalidade de 25,90 euros, pedir o novo router pode ser um mau negócio: além de ter de gastar 25 euros na mudança, passa a pagar 28,90 euros por mês, que é o valor da oferta comercial que a operadora tem actualmente disponível. Contudo, se está a pensar mudar para a Vodafone, Smart Router faz parte da instalação e não lhe será cobrado mais por isso. A mensalidade mantém-se no último valor que referimos.

Categorias
Reviews

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.

7 Comentários neste artigo.
  • Joao
    7 Fevereiro 2017 at 15:10
    Deixe um comentário

    Chegaram aos 200Mbps via wireless? Em caso positivo, em que circunstâncias (distância, existência de paredes)?
    Obrigado

  • Pedro
    8 Fevereiro 2017 at 8:47
    Deixe um comentário

    O sinal de Internet por wireless é bloqueado a 100mb pela própria Vodafone.

  • Carlos Batista
    24 Julho 2017 at 8:45
    Deixe um comentário

    Bom dia,

    Porque razão a Vodafone obriga a ter TV BOX com este smart router?
    (tenho actualmente o serviço TV-NET VOZ sem box, pois o sinal RF (overlay) está presente. Um router precisar de BOX para operar parece-me estranho para o mtoivo ser tecnico)

    Obrigado
    Carlos

  • Pedro Sá Borges
    30 Julho 2017 at 15:46
    Deixe um comentário

    O motivo não é técnico, é meramente económico lol para ter um retorno mais rápido do investimento somente. E para clarificar a velocidade por wireless pode atingir a contratada, não está bloqueada pela vodafone, mas tem de ter equipamentos compatíveis, nomeadamente uma placa de rede compatível com a norma AC. Eu tinha 200Mb contratados e atingia 210/215 à vontade por wireless. Agora renovei e voltei para os 100.

  • Carlos Eberl
    19 Outubro 2017 at 15:14
    Deixe um comentário

    Review muito pobre, sem testes do ‘mundo real’. No meu mundo real, este router é medíocre pelo menos no alcance. Tenho o router na sala e no quarto (8 metros de distancia) já não tenho sinal. Passa por apenas duas paredes. A adicionar a isto, pago mais uns 3 euros e tal por mês e para fazer o downgrade (o outro router antigo tinha melhor alcance) preciso de pagar uns 50€. Mais uma vez o consumidor a levar forte e feio das operadoras, o normal.

    • Pedro Tróia
      19 Outubro 2017 at 16:44
      Deixe um comentário

      Olá Carlos,
      O problema do alcance pode ter a ver com um qualquer dispositivo que tenha ao pé do router que pode estar a fazer um qualquer tipo de interferência. Os telefones sem fios ou fornos de microondas são os culpados do costume, mas também há outros tipos de aparelhos electrónicos que fazem interferências. Também pode dar-se o caso de ter muitos vizinhos com redes Wireless que podem estar a saturar o espectro junto ao sítio onde tem o router instalado. Neste caso uma mudança no canal de transmissão do Wifi pode resolver o problema. Nos testes que fizemos aqui conseguimos um alcance muito melhor que o do antigo que era um Technicolor TG784n v3 que também é distribuído pelo MEO.
      Quanto aos testes no mundo real, a maioria do material que aqui nos chega não pode ser testado como num ambiente real. Simplesmente não há tempo, na maioria dos casos, para o fazer. Por isso temos de usar testes pré-feitos. No caso dos routers testamos a velocidade de transmissão dentro de uma rede com e sem fios que montamos aqui na redacção. É impossível conseguir testar um produto em todos os cenários possíveis.
      Cumprimentos,
      PT

    Deixe um comentário

    *

    *

    Publicidade

    ARTIGOS RELACIONADOS

    Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia