Review – Panasonic EX780

Embora a grande aposta da Panasonic seja nos novos ecrãs OLED, a marca nipónica continua a comercializar televisores LED LCD. É isto que acontece na nova EX780, a sua gama de topo.
Panasonic EX780

Disponível em diversas dimensões (50 a 75 polegadas) esta TV destaca-se por oferecer uma excelente qualidade de imagem, não graças ao ecrã, mas sim ao eficaz processador de imagem utilizado, o Studio Color HCX2, que promete um processamento de imagem idêntico ao que os estúdios de Hollywood certificam.

O resultado é uma imagem cheia de detalhe, mas onde as cores parecem estar com pouca saturação, algo facilmente ajustável através dos menus do televisor. Esta situação é algo estranha, especialmente tendo em conta que este ecrã está preparado para lidar com as principais normas HDR, como HDR10, HLG e processamento de imagem de 2400 Hz.

Contudo, está ausente a compatibilidade como Dolby Vision e não é possível fazer um ajuste dinâmico da imagem de acordo com a metadata dos conteúdos reproduzidos. A EX780 tem ainda um brilho “limitado” de 550 nits, embora nunca tenhamos notado falta desta característica nos conteúdos reproduzidos.

A interface continua a ser a mesma. Neste campo, o Firefox OS está a precisar de uma lavagem de “cara”, de um acesso às aplicações de forma mais intuitiva e de mais aplicações, dado que as existentes são desinteressantes, tirando as óbvias que estão presentes em todas as plataformas.

Destaque final para dois elementos: a boa qualidade sonora, embora se sinta a necessidade de um subwoofer para reforçar a gama de frequências graves; e o design, que consegue ser simples, elegante e funcional, ao utilizar um original suporte que permite ajustar a altura e ângulo do televisor.

Ponto Final

Não se assuste com a falta de compatibilidade com Dolby Vision, já que a EX780 é capaz de reproduzir imagens com uma excelente qualidade e muito detalhe, sendo estranhamente eficaz em termos de contraste, para um ecrã LCD. Pena a interface do sistema Firefox OS continuar igual, bem como a escassez aplicações disponíveis.

Ficha técnica:

Dimensão: 50 polegadas
Resolução: 4K HDR (3840 x 2160)
Ligações: 4 x HDMI, Ethernet, 3 x USB
Consumo: 83 W
SmartTV: Firefox OS

+ Qualidade de imagem
+ Design elegante e funcional
– Interface Firefox OS antiquada

Funcionalidades: 2
Experiência: 3
Preço: 3,5
Pontuação: 8,5

Distribuidor: Panasonic
Site: panasonic.pt
Preço: €1729

Categorias
ImagemReviews

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.

Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia