Review: EasUS Partition Master

A EasUS já nos habituou ao desenvolvimento de ferramentas úteis, eficazes e fáceis de usar, sendo o EasUS Partition Master um excelente exemplo das suas soluções. Disponível já na...

A EasUS já nos habituou ao desenvolvimento de ferramentas úteis, eficazes e fáceis de usar, sendo o EasUS Partition Master um excelente exemplo das suas soluções. Disponível já na versão 12.5, esta ferramenta tem vindo a melhorar, de forma constante, aumentando ao mesmo tempo o suporte para novas funcionalidades, como novos tipos de ficheiros de sistema, novos dispositivos (internos e externos), migração entre dispositivos e transição do sistema MBR para o mais recente GPT.

Disponível em diversos idiomas, no qual se incluí o português, que embora continue a não ser o europeu, melhorou significativamente, tornando a sua utilização mais fácil e intuitiva. Durante a instalação recomendamos que não aceite a instalação do McAfee WebAdvisor, não por questões de eficácia da solução, mas pelo impacto que esta solução tem nos computadores mais limitados em termos de desempenho.

Versão Gratuita

Como é habitual, existem diferenças significativas entre a versão gratuita do Partition Master, a versão Profissional e a versão Server. Embora a versão gratuita nos permita gerir totalmente as partições dos nossos discos rígidos ou SSD, como o redimensionamento, clonagem, fusão, formatação e eliminação, bem como aceder a um peculiar optimizador de unidades SSD, o 4K Alignment, fundamental para unidades que tenham perdido algum desempenho, bem como um suporte máximo para discos rígidos com uma capacidade de 8 TB.

Se optar pela versão Profissional, essa limitação de capacidade desaparece, bem como terá acesso a funcionalidades adicionais, como gestão de volumes dinâmicos, migração de sistema operativos entre unidades (como de um disco rígido para um SSD), suporte para discos virtuais em ambiente Windows, suporte e conversão de discos de sistema MBR para GPT, suporte para linha de comandos, criação de um disco de arranque de emergência WinPE, bem como o óbvio acesso a uma linha de assistência prioritária. Já a versão Server adicionada às funcionalidades da versão Profissional o suporte para Windows Home Server e Windows Server 2003 ao 2016, bem como a capacidade de reparação de volumes em RAID 5.

Gestão eficaz

Eficaz em qualquer computador em ambiente Windows (desde XP ao 10), após instalar o Partition Master, terá acesso a uma interface que lhe divulgará todas as partições existentes nas suas unidades, indicando o tipo de sistema usado, sistema de arquivo, capacidade, capacidade usada e não usada, bem como o estado. Clicando numa partição, terá acesso a uma vasta lista de operações disponíveis, desde redimensionar ou mover a partição, clonar partição, converter em unidade lógica, alterar rótulo, converter para NTF ou FAT, alterar a letra da unidade, entre outras funções.

Um ponto que gostámos foi o facto de a ferramenta permitir visualizar o resultado das alterações antes de as aplicar, permitindo assim evitar erros que podem resultar em perda de dados. Como se isto não fosse suficiente, a EasUS dispõe na página de produto diversos guias que explicam, em detalhe, todas as funcionalidades disponíveis na ferramenta, seja na versão gratuita como nas versões Profissional ou Server.

Conclusão

Acima de tudo é a facilidade de utilização do Partition Master que nos surpreendeu, pois ao contrário de outras ferramentas testadas e até mesmo usadas no passado, já não precisamos de decorar comandos, por exemplo, como acontecia no passado, para termos a certeza de que a clonagem ou conversão não iria atrofiar no sistema de arranque da unidade.
Mesmo limitada em termos de funcionalidades, a versão gratuita do Partition Master revelou uma fiabilidade e eficácia pouco habitual, garantindo-nos uma segurança acrescida, visto estarmos prestes a manipular locais onde temos os nossos importantes dados armazenados.

As vastas listas de guias de ajuda contribuem para que, em caso de dúvida, saibamos exactamente o que precisamos de fazer para a finalidade que desejamos, algo já típico da EasUS, tal como eles fizeram, muito recentemente, com o Guia de Actualização do Windows 10 Fall Creators Updates. Recomendamos que dê uma vista de olhos neste completo guia em www.easeus.com/solutions/windows-10-update-tips. Regressando ao EasUS Partition Master, se precisa de efectuar uma gestão simples e básica das suas unidades de armazenamento, a versão gratuita oferece tudo o que precisará, mas para funções mais específicas, como a clonagem, recomendamos a aquisição da versão Profissional. Pelos €54,07 pedidos (preço de campanha), justifica-se em pleno face a tudo o que oferece.

Prós

Interface Simples: A EasUS tem conseguido melhorar significativamente neste campo, sendo o Partition Manager a ferramenta mais simples e intuitiva de sempre, criada pela EasUS.
Pré-visualização: Para evitar cometer erros durante funções como redimensionar partições, aproveite o pre-visualizador para verificar se o resultado reproduzido é o que deseja efectivamente criar.
Guias de ajuda: Em caso de dúvida, sobre o que faz uma certa função, ou se procura ajuda sobre o que pretende fazer, poderá tirar partido dos completos guias de ajuda online disponíveis.

Contras

Funcionalidades profissionais: Este contra é um pouco enganador, pois embora ferramentas como a migração de discos e o gestor de volumes dinâmicos funcionem perfeitamente, é pena os mesmos não estejam disponíveis na versão gratuita do Partition Manager, especialmente a ferramenta de migração, que facilmente se tornaria na ferramenta obrigatória para qualquer pessoa que pretenda instalar um SSD no seu PC.

Categorias
ReviewsSoftware
Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia