Review – Aura Powered by Asus

Com este computador, a Asus demonstra todo o potencial da tecnologia Aura Sync, associada a uma máquina capaz de um surpreendente desempenho.
Asus Aura

Quando vi a caixa, pensei que alguém se tinha enganado e enviado novamente a NZXT Noctis 450 ROG para teste. Mas, assim que a abri o painel lateral, rapidamente descobri que, afinal, estava perante um computador muito especial.

Enviado directamente pela Asus, este modelo destaca-se por vir equipado com alguns componentes de topo como a motherboard ROG Maximus IX Formula e a impressionante placa gráfica ROG Poseidon GTX 1080 TI, que tem a particularidade de ser compatível com sistemas de watercooling.

Poseidon

Tal como na anterior GeForce GTX 980 Poseidon, a placa gráfica aqui usada recorre a um sistema de arrefecimento híbrido que, além usar o habitual sistema de arrefecimento a ar da Asus, com maior área de dissipação e duas ventoinhas silenciosas de alto desempenho, inclui, ao centro, um bloco de cobre com duas roscas para ligar os conectores da tubagem de um sistema de arrefecimento líquido.

Graças a este sistema de arrefecimento, a Asus aproveitou para alterar a velocidade de funcionamento do GPU, que pode chegar aos 1620 MHz (1733 MHz, em Boost), bem como dotou os 11 GB de memória de maior velocidade de funcionamento: 11 100 MHz. O resto do sistema de watercooling recorre a um bloco de água EK-Supremacy Evo, radiador EK-CoolStream PE 240 e uma bomba de água com depósito integrado EK-XRES 140 Revo D5.

Asus Aura Sync
Outra das particularidades deste computador é o facto de diversos componentes serem compatíveis com o sistema Asus Aura Sync, que permite sincronizar o sistema de iluminação entre os mesmos.

Neste caso em concreto temos tanto a placa gráfica, como a motherboard, a caixa NZXT Noctis 450 ROG e as memórias G.Skill Trident Z RGB (dois módulos de 8GB) DDR4 de 3000 MHz. Todos estes componentes podem ser configurados a partir de uma aplicação da Asus, que permite escolher diversos efeitos luminosos, como o efeito de respiração, o de pulsação (de acordo com a batida da música) ou alterar a cor (de acordo com a temperatura dos componentes).

Ponto final
Além do visual deslumbrante, graças ao aproveitamento do sistema Aura Sync, esta máquina destaca-se pelo elevado desempenho proporcionado pela escolha cuidada de todos os componentes. Só peca pelo SSD de capacidade limitada.

+ Efeitos visuais do sistema Aura Sync
+ Desempenho
– SSD de baixa capacidade

Medições: 4,4
Experiência: 3
Preço: 1,5
Nota final: 9

Distribuidor: Asus
Site: asus.com/pt
Preço: €2799

PCMark 8 Work PCMark 8 Home 3D Mark Firestrike 3D Mark IceStorm FarCry 4 1920 x 1080 Very High Metro Last Light 1920 x 1080 DX11 Very High AF 16x
4049 4737 21 486 201 408 154 151,63

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Processador: Intel Core i7-7700K a 4,2 GHz
Memória: 2 x 8 GB G.Skill TridentZ DDR4 3000 MHz
Armazenamento: 120 GB SSD M.2
Placa Gráfica: Asus GeForce GTX 1080 Ti 11 GB Poseidon
Motherboard: Asus ROG Maximus IX Formula
Fonte de Alimentação: Corsair CX-650M

Categorias
Reviews

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.

Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS