Review – AlienTech RicFazeres V3 Intel

Para assinalar a parceria com o youtuber RicFazeres, a AlienTech criou este computador personalizado que promete oferecer uma boa relação preço/qualidade.
AlienTech RicFazeres V3

RicFazeres, autor de um conhecido canal de YouTube com mais de 155 milhões de visualizações e 480 mil subscritores, assinou uma parceria com a AlienTech, tendo esta aproveitado a ocasião para lançar seis computadores personalizados e configurados especificamente para jogar, visto ser essa a temática do youtuber.

Este computador vem equipado com uma caixa Cooler Master MasterBox Lite 5, sendo o painel frontal personalizado com a assinatura de RicFazeres. Lá dentro encontramos um computador simples, com a cablagem bem arrumada e uma escolha de configuração que está verdadeiramente pensada para os videojogos.

Escolhas acertadas

É por essa razão que a AlienTech optou por escolher uma motherboard com um chipset intermédio, um processador Intel Core i5 de entrada de gama e apenas um módulo de memória de 8 GB DDR4 de 2400 MHz.

A escolha de um só módulo revelou alguma confusão, pois esta opção impede o aproveitamento do duplo canal do controlador de memória que, em teoria, permite duplicar a largura de banda entre o controlador e a memória. Experimentámos correr os testes com dois módulos de memória iguais e, curiosamente, apenas registámos uma diferença de 5% nos benchmarks de jogos. Contudo, a diferença aumentou significativamente em testes profissionais, não sendo recomendável esta opção caso pretenda fazer trabalhos pesados como edição de vídeo.

Feito para jogar

Ainda assim, e conforme referimos, esta opção não teve um impacto significativo em termos de jogos, visto que a AlienTech optou pela instalação de uma placa gráfica de gama média/alta, uma Nvidia GeForce GTX 1060 de 6GB, que garante um excelente comportamento em qualquer tipo de jogos, se usar uma resolução padrão como o FullHD (1920 x 1080 pixéis).

Visto o disco principal, um SSD da Kingston, só ter 120 GB, recomendamos a instalação apenas dos jogos principais, ou dos mais exigentes, usando o restante disco, um Western Digital Blue de 1 TB SATA, para as restantes aplicações e jogos.

Ponto final

O RicFazeres V3 revelou ser um computador bastante equilibrado em termos de configuração, preço e desempenho. Demonstrou ser verdadeiramente pensado para os jogos, embora algumas escolhas pudessem ter sido diferentes, sem que isso implicasse um aumento no valor final.

+ Desempenho em jogos
+ Placa gráfica
– Memória RAM em Single-Channel

Medições: 3,6
Experiência: 2,4
Preço: 2
Nota final: 8

Distribuidor: Alientech
Site: alientech.pt
Preço: €1099

PCMark 8 Work PCMark 8 Home 3D Mark Firestrike 3D Mark IceStorm FarCry 4 1920 x 1080 Very High Metro Last Light 1920 x 1080 DX11 Very High AF 16x
3360 3800 10 318 108 909 88,6 92,16

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Processador: Intel Core i5-7400 a 3,4 GHz
Memória: 8 GB Kingston HyperX Fury CL15 DDR4 24000 MHz
Armazenamento: 120 GB SSD SATA + 1TB HDD 7200 rpm
Placa Gráfica: Asus GeForce GTX 1060 Expedition OC 6 GB
Motherboard: Asus Prime B250-Pro
Fonte de Alimentação: Cooler Master MasterWatt Lite 500 Watts

Categorias
DesktopsReviews

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.

Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia