O último gravador VHS será produzido este mês

O mês de Julho de 2016 marca o fim de uma era: a última empresa no mundo a fabricar gravadores de vídeo que usam cassetes VHS, a japonesa Funai...
VHS

O mês de Julho de 2016 marca o fim de uma era: a última empresa no mundo a fabricar gravadores de vídeo que usam cassetes VHS, a japonesa Funai Electric, vai cessar a sua produção.

As razões apresentadas para o fecho não são muito difíceis de perceber: a falta de mercado e a dificuldade em obter peças para continuar a fabricar estes dispositivos. Apesar dos grandes fabricantes, como a Sony e a Panasonic já terem deixado de fabricar gravadores há anos, a Funai continuou a construi-los na China para a Sanyo, que os vendia nos Estados Unidos e outros países.

A primeira tecnologia que permitiu o advento dos gravadores de vídeo em fita foi inventada no Japão pela Toshiba em 1959 e o primeiro gravador VHS chegou ao mercado em 1976.

No pico da produção, a Funai vendia 15 milhões de dispositivos por ano. No ano passado vendeu apenas 750.000.

Categorias
CuriosidadesNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Um comentário
  • Eduardo
    23 Julho 2016 at 19:33
    Deixe um comentário

    Nem sabia que ainda era fabricado.

  • Deixe um comentário

    *

    *

    Publicidade

    RELACIONADOS

    Subscreva as newsletters da PCGuia e ganhe

    %

    30

    DE DESCONTO NA ASSINATURA ANUAL DA REVISTA.

    30

    %

    Obrigado pela subscrição!

    Vai receber um email nosso com um link para activar a subscrição da newsletter. Na página onde confirma a subscrição encontrará um código de desconto de 30% na aquisição de uma assinatura de 12 meses da revista.