Tesla acaba instalação de sistema de armazenagem de energia na Austrália

A empresa de Elon Musk ganhou a aposta de 50 milhões de dólares que fez com o governo australiano.
Central Tesla Austrália

A Tesla completou a instalação de um sistema de baterias de iões de lítio com 100 megawatts de capacidade para armazenagem da energia eléctrica produzida pela Hornsdale Wind Farm no sul da Austrália em menos de 100 dias. O sistema vai armazenar a energia produzia pelos sistemas eólicos de forma a evitar cortes de fornecimento quando o vento não é suficiente para alimentar as 30.000 casas que estão ligadas à rede na zona.

Quando se começou a falar do projecto, a Tesla prometeu ao governo australiano que conseguiria construir o sistema de baterias em 100 dias ou, se não conseguisse, não cobraria nada. O sistema de baterias ficou pronto a 45 dias do final do prazo. No entanto Musk disse que o relógio começaria a contar a partir do momento em que contrato fosse assinado, mas, na verdade, os trabalhos já tinham começado há algum tempo. Agora o sistema de baterias irá começar a ser testado para entrar ao serviço em breve.

Este é um dos primeiros sistemas de armazenagem em larga escala de energia produzida através de meios renováveis. A principal crítica que se faz a estes meios de produção de energia, em relação aos tradicionais, é que não são fiáveis. A utilização de baterias que podem fornecer energia quando não há vento, ou sol elimina este elemento de incerteza do fornecimento de energia e é uma forma de aumentar a confiança das pessoas nas fontes de energia renováveis.

A Tesla comercializa sistemas de armazenagem de energia domésticos chamados Power Wall que servem para complementar meios de geração de energia renováveis ou a energia da rede em sítios onde o fornecimento não é fiável. Cada um custa 6900 euros e pode comprar um aqui. Recentemente a empresa de Elon Musk também comprou a SolarCity que desenvolveu e fabrica telhas que também são painéis solares que, quando funcionam em conjunto com a Power Wall podem tornar uma casa completamente auto-suficiente. As telhas podem também ser compradas em Portugal por 950 euros o metro quadrado.

Categorias
AmbienteNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.

Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia