6 Razões para aderir ao Coworking em 2017

O Coworking já não é mais um espaço exclusivo das startups e dos freelancers. Dados recentes do Global Coworking Survey demonstram que não é por acaso que grandes empresas...
Avila Spaces
Carlos Goncalves-CEO do Avila Spaces

O Coworking já não é mais um espaço exclusivo das startups e dos freelancers. Dados recentes do Global Coworking Survey demonstram que não é por acaso que grandes empresas como o Facebook, KPMG e AT&T começam a aderir a este novo modelo de trabalho, não só pelas vantagens de racionalização de custos, mas também pelos resultados ao nível da produtividade e satisfação dos colaboradores.

Actualmente há mais de um milhão de pessoas a trabalhar em Coworking e cerca de 14.000 espaços em todo o mundo.

Apresentamos de seguida 6 razões que o poderão levar a escolher o Coworking como o seu novo modelo de trabalho em 2017.

1. Racionalização de custos com Imóvel

O Coworking é uma excelente alternativa à aquisição ou arrendamento de escritório físico. Afinal de contas, porquê pagar uma renda ou serviço de limpeza e comunicações, se podemos partilhar esses mesmos custos com várias empresas, em modo “pay-as-you-go”, ao mesmo tempo que partilhamos também visão e conhecimento com outros profissionais que são tão imprescindíveis a qualquer empresa, como um contabilista, um designer ou um informático? Os preços por posto de trabalho em Lisboa variam entre os 100 e os 200 Euros dependendo do nível de serviço oferecido.

2. Serviço de backoffice personalizado e Escritório Virtual

Vários espaços de Coworking oferecem o acesso a uma vasta gama de serviços de secretariado, incluindo o backoffice de Escritório Virtual com custos controlados. Para além de utilizar a morada do Coworking para sede social da sua empresa, que poderá ser uma mais-valia do ponto de vista comercial, usufrui de um conjunto de serviços como recepção de correio, atendimento telefónico personalizado por uma secretária, e envio de notificações por email e SMS de chamadas telefónicas recebidas. Onde quer que esteja, está sempre ligado ao seu “escritório”.

3. Reforço de credibilidade

Reunir com um cliente em casa ou num café é muito diferente de reunir num espaço profissional localizado numa zona central e prestigiada. Ninguém fica indiferente a espaços de Coworking que oferecem instalações confortáveis em zonas nobres, com uma imagem corporativa forte, salas de reunião e de trabalho, equipadas com tecnologia de última geração e outras facilidades que promovem a eficiência no trabalho.

4. Modelo flexível e versátil

O Coworking é um modelo de trabalho flexível por excelência. Para além dos contratos não exigiram grandes burocracias e períodos de fidelização, os profissionais poderão, a qualquer altura, transitar para um escritório físico dentro do mesmo espaço ou contratar mais postos de trabalho, consoante as suas necessidades. Da mesma forma que contratam mais área de trabalho, poderão a qualquer altura fazer um “downgrade”, regressando ao Coworking ou aderindo a um Escritório Virtual, caso necessitem de trabalhar fora do Coworking por um longo período.

5. Tecnologias de última geração

Os espaços de Coworking estão, na sua grande maioria, equipados com tecnologia de última geração: Internet wireless, Telefones IP, TV Plasma e Apple TV nas salas de reunião. Têm igualmente dispositivos tecnológicos que permitem o streaming de apresentações partir de smartphones e tablets.

Estas vantagens facilitam a comunicação e ligação constantes entre coworkers e os seus clientes, mesmo sem apostarem num escritório permanente. Trata-se de um conjunto de recursos que melhoram a eficácia dos coworkers, apoiam na manutenção de uma rede de networking consolidada, ao mesmo tempo que favorece a tão desejada diminuição com encargos de imóvel.

6. Desenvolvimento da Rede de Contactos (Networking)

Outra grande mais valia do Coworking é a possibilidade de networking, mediante o contacto e partilha de ideias com profissionais e empresas de diferentes áreas de actividade. Tanto os eventos como espaços como o Lounge favorecem conversas informais à volta da máquina de café, que muitas vezes resultam em contactos e oportunidades de negócio entre coworkers.

Carlos Gonçalves
CEO Avila Spaces

 

Categorias
Notícias
Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Publicidade

RELACIONADOS

Subscreva as newsletters da PCGuia e ganhe

%

30

DE DESCONTO NA ASSINATURA ANUAL DA REVISTA.

30

%

Obrigado pela subscrição!

Vai receber um email nosso com um link para activar a subscrição da newsletter. Na página onde confirma a subscrição encontrará um código de desconto de 30% na aquisição de uma assinatura de 12 meses da revista.