Católica Porto analisa relações complexas entre Direito e Robótica

A Faculdade de Direito da Universidade Católica – Porto promove, a 18 de Maio, pelas 18:00 horas, uma conferência que visa analisar, numa primeira aproximação, as relações complexas entre...
Catolica-Porto-New

A Faculdade de Direito da Universidade Católica – Porto promove, a 18 de Maio, pelas 18:00 horas, uma conferência que visa analisar, numa primeira aproximação, as relações complexas entre Direito e Robótica.

Este tema encontra-se mesmo na ordem do dia, tendo recentemente o Parlamento Europeu reconhecido a necessidade de legislar neste domínio, tendo em conta as potencialidades e os perigos que os aparelhos e objectos autónomos envolvem.

Proteger os consumidores através de uma legislação adequada, classificar os robôs como pessoas electrónicas – que passam a ter personalidade jurídica – e garantir que os actos e possíveis omissões dos robôs estão tutelados foram algumas das medidas elencadas pelos eurodeputados e que estarão em análise na iniciativa.

Com a previsão do “fim das profissões”, “amor e sexo com robôs”, e, até, “robôs assassinos”, a criação de «um quadro jurídico para garantir que os robôs continuarão a estar ao serviço do Homem será outro dos pontos em debate na conferência».

A sessão conta com a apresentação de Nuno Sousa e Silva, moderação de António Frada Sousa, da Faculdade de Direito da Universidade Católica – Porto, e com o comentário de João Taborda da Gama, da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa – Lisboa. O evento tem entrada livre e decorre no campus Foz da instituição.

Via Católica Porto.

Categorias
EventosNotíciasRobots

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.

Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia