Use o Blizz para fazer videoconferências

Em alguns passos, vamos perceber como é que o Blizz pode ajudar na altura de fazer chamadas, resolver pequenas dúvidas tecnológicas ou partilhar ficheiros.

Os responsáveis do TeamViewer, um programa que permite ter acesso remoto a outros computadores, são também os autores deste Blizz. Aqui está um programa gratuito permite partilhar aquilo que se esteja a fazer no PC com até dez pessoas – o que pode vir a dar jeito para chamadas de família, ajudar amigos com pequenas dúvidas no PC ou até a fazer trabalhos de grupo, em que é preciso que todos estejam a ver a mesma coisa.

Passo 1:

Para instalar o Blizz, vá até blizz.com e faça o download do programa. Clique em ‘Download Now’ e depois execute o ficheiro de setup. Em poucos segundos, vai ter acesso à interface do programa, onde vai ver as opções principais: ‘Compartilhar tela’, ‘Chamada em vídeo’ ou ‘Ligação’. Também tem a opção de ‘ID’ da reunião, que será necessário partilhar com as pessoas que quer que tenham acesso à visualização do PC. É vantajoso criar uma conta – clique em ‘Iniciar sessão/Inscreva-se’, no lado esquerdo do ecrã.

Passo 2:

Para partilhar aquilo que se passa no ambiente de trabalho com outras pessoas, basta carregar em ‘Compartilhar tela’. O painel do Blizz vai surgir no lado direito do ecrã, por defeito, mas pode movimentá-lo à sua vontade. É lá que vai poder controlar todas as opções da sua reunião – e também que janelas é que os restantes participantes estão a ver. Para convidar pessoas, clique em ‘Copiar para a área de transferência’, na janela ao lado do painel. Isso vai copiar o ID da reunião, acompanhado por um link para instalar o Blizz. Depois disso, é só colocar a informação num email, por exemplo.

Passo 3:

A partir do momento em que se juntam à reunião, os participantes vão ver aquilo que se está a passar no seu ecrã. No painel, pode ver os participantes que estão na reunião. Na roda dentada controla se os participantes se podem ver uns aos outros ou se podem falar todos, por exemplo. Ao clicar na seta ao lado do nome do participante, vai encontrar um menu dropdown, com várias opções sobre as permissões do participante. Pode escolher adicionar esse participante à sua lista de contactos do Blizz, por exemplo. Também consegue controlar se os participantes podem desenhar no quadro branco (ver passo 5) e muitas outras opções. Também é lá que pode escolher ‘Remover participante’ da reunião.

Passo 4:

Por defeito, os participantes da reunião vão ver automaticamente tudo aquilo que se passa no seu ecrã. Se quer limitar o acesso, vá até ao campo ‘Compartilhamento de telas’ e depois clique na seta ao lado de ‘Apresentando tela’. Se, por exemplo, só quiser partilhar o Chrome ou o Desktop (ao colocar o visto junto dessas opções), os participantes só vão ver aquilo que é feito nessas janelas. Durante o resto da reunião, vão ver um ecrã em branco na janela.

Passo 5:

Além de partilhar o ecrã, o host da reunião, ou os participantes, vão poder partilhar um quadro branco e desenhar no ecrã. Para activar o quadro branco, basta ir até à opção ‘Quadro branco’ e mover o slider para ‘on’. Vai ver vários itens dentro desse quadro branco: modo de controlo, caneta, marcador, texto e muito mais. No final, pode guardar as imagens – dá jeito se precisar de sublinhar algo em específico, por exemplo, que queira guardar. Para isso, debaixo do quadro, clique em ‘Guardar’, nomeie o ficheiro e escolha a localização para guardar. Se quiser fazer desaparecer todas as marcas que tem no desktop resultantes do quadro branco, basta clicar em ‘Limpar’.

Passo 6:

Também pode partilhar aquilo que está no PC com dispositivos Android ou iOS. Tal como no Passo 2, pode enviar o email com a ID da reunião para quem quiser. Na app, o processo para entrar numa reunião é exactamente o mesmo: introduzir a ID e clicar em ‘Participar’. Os participantes que estejam na reunião, através da app, não vão poder controlar o seu PC ou desenhar no ecrã, mas podem na mesma utilizar a função de chat.

Passo 7:

Outra função útil do Blizz está relacionada com a partilha de ficheiros, para qualquer participante que esteja na reunião através do PC. Para isso, vá novamente até ao painel e clique em ‘Caixa de arquivos’. Para partilhar um documento, basta arrastá-lo para o campo. Se quiser que os participantes tenham acesso ao ficheiro, basta fazer duplo clique no ficheiro e fazer o download. Pode acompanhar também o progresso do download e lembre-se: só pode enviar um ficheiro de cada vez. Para terminar a reunião, basta fechar o painel do Blizz.

Passo 8:

Além da funcionalidade de reuniões, também é possível usar o Blizz para fazer chamadas de voz ou de vídeoconferência. Abra a interface do Blizz e escolha se quer uma ‘Chamada de vídeo’ ou uma ‘Ligação’. Surge imediatamente uma janela, onde pode escolher se quer convidar mais pessoas, no botão ‘Convidar participantes’. Pode escolher se quer ‘chamar contactos’, ‘enviar e-mail’ ou ‘copiar para a área de transferência’. Esta última opção envia um link para instalar o Blizz e a possibilidade de juntar-se à chamada.

Passo 9:

Quem receber este convite para a chamada no PC, vai encontrar uma opção para aceitar a chamada ou rejeitar. Do lado de quem convida, vai ter até trinta segundos para que a pessoa convide – caso não haja resposta, a chamada vai terminar. O máximo de participantes neste tipo de chamadas (seja de áudio ou de voz) é de dez participantes. Também aqui vai poder partilhar o ecrã ou trocar ficheiros, por exemplo. Quem receber os convites para chamadas no smartphone ou tablet, vai precisar de abrir primeiro a app antes de aceitar os convites. É possível também mudar o microfone ou o volume da chamada. Para terminar a chamada, basta clicar na cruz vermelha, ao lado da opção ‘Ligação’.

Categorias
Guia completo

É fã de tecnologia que lhe permita facilitar a vida e tem pavor a todo e qualquer sinal que diga bateria fraca. Passa a vida a ouvir música.

Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia