Transforme o seu smartphone num scanner

Durante anos, para digitalizarmos uma folha, tínhamos de usar um scanner que, ou teimava em falhar na ligação com o PC, ou em digitalizar com falta de definição. Com o Adobe Scan, já só precisa de um smartphone.
Adobe Scan

No passado, um scanner utilizava uma ligação de porta paralela ou SCSI para comunicar com o computador, sendo constantes as ocasiões em que esta ligação gerava falhas, obrigando-nos a reiniciar o computador e o equipamento. Com a chegada das impressoras multifunções, a tarefa de digitalização ficou bastante simplificada, bastando usar a ligação USB ou, em modelos mais recentes, a ligação Wi-Fi.

Mas se tiver um smartphone recente, com uma câmara decente, saiba que poderá tirar partido de aplicações como o Adobe Scan, gratuita (disponível para Android e iOS), que permite digitalizar com bastante facilidade, efectuar uma edição simples, exportar para PDF, enviar para o PC ou para qualquer outro destino.


1 – Instalar e configurar

O primeiro passo é a instalação da aplicação referida, o Adobe Scan, no seu smartphone ou tablet, sejam eles Android ou iOS. Depois, abra a aplicação e crie a sua conta Adobe, ou então faça login directamente com os seus dados de acesso do Facebook ou Google, efectuando de seguida a ligação entre a sua conta Adobe com estas. Todo o processo está devidamente descrito na aplicação.

Passo 1 - Adobe Scan

2 – Apontar a câmara

Após entrar na sua conta Adobe, a aplicação irá abrir a câmara, podendo escolher no topo duas opções: a de ligar o modo de captura automático (algo que não recomendamos) e o modo de ajuste do flash (necessário em locais com fracas condições luminosas). Tire todas as fotografias que achar necessárias, podendo de seguida clicar nas miniaturas para determinar as que têm melhor definição para editar.

Passo 2 - Adobe Scan

3 – Preparar edição

Clicando nas miniaturas acederá ao menu principal, onde estão indicadas todas as fotografias (ou digitalizações) captadas. Aqui poderá escolher a que tem melhor resolução e definição e optar por uma das diversas opções disponíveis: a de tirar novas fotografias, ou escolher a partir de fotografias existentes, a de reordenar as fotos captadas, a de efectuar um recorde (crop) na imagem escolhida, rodar a imagem, efectuar uma ligeira edição e eliminar a imagem escolhida.

Passo 3 - Adobe Scan

4 – Edição

Longe de disponibilizar as ferramentas do Photoshop, o Adobe Scan permite-lhe, conforme já foi dito, rodar a imagem, fazer recorte e aceder a um menu simples de edição, que permite ajustar as cores da imagem de forma automática ou adapta-las para uma escala de cinzentos. A última opção, ‘Quadro Branco’, é perfeita para quem precise de digitalizar texto escrito sobre uma superfície branca, como um quadro ou numa parede. No topo poderá gravar a imagem editada em PDF.

Passo 4 - Adobe Scan

5 – Partilha

De seguida, encontrará um ecrã com dois separadores: um destinado às digitalizações mais recentes, e outro que reúne todas as digitalizações efectuadas. Caso descubra que uma das digitalizações não reúne os seus critérios, poderá clicar nos três pontos verticais e excluir da sua lista de trabalhos arquivados. Para efectuar uma edição mais detalhada, poderá abrir o PDF no Adobe Acrobat. Através da opção de compartilhar, poderá enviar o PDF selecionado por email, partilhar o ficheiro nos seus contactos ou redes sociais, ou então criar um endereço partilhável para enviar apenas aos contactos que desejar.

Passo 5 - Adobe Scan

6 – Preferências

Para garantir que as digitalizações são gravadas automaticamente na Cloud da sua conta Adobe, aceda às três barras horizontais no topo e ao menu de preferências. Aqui poderá autorizar a que sejam usados os dados móveis do seu dispositivo para o envio do PDF, sendo recomendável desligar o mesmo caso tenha poucos dados disponíveis no seu operador. Recomendamos também que deixe activa a função de reconhecimento de caracteres no PDF salvo, bem como indique o idioma pretendido. Por fim poderá escolher se deseja, ou não, salvar automaticamente as imagens digitalizadas na galeria de imagens do seu smartphone.

Passo 6 - Adobe Scan

7 – Aceder às digitalizações

Para aceder às suas digitalizações a partir do seu PC, apenas precisa de aceder à página documents.adobe.com, usando o login da sua conta Adobe. Poderá usar as mesmas associações como no registo, ou seja, usar o acesso ao Facebook ou à conta Google. De seguida clique na função ‘Manage Files’ para aceder aos ficheiros armazenados na Cloud da Adobe, onde encontrará os ficheiros digitalizados pela aplicação Adobe Scan. Poderá descarregar o (ou os) ficheiro escolhido, sendo-lhe dada a opção de renomear, mover, exportar, eliminar, entre outras.

Passo 7 - Adobe Scan

Categorias
Guia completo

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.

Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia