Extraia áudio de qualquer vídeo

Com a ferramenta gratuita Pazera Free Audio Extractor é possível extrair o áudio de qualquer vídeo que tenha no seu computador: música, vozes ou até os sons ambientes, escolhendo posteriormente onde os poderá guardar, bem como o formato. Até vai poder extrair áudio de diversos vídeos, de uma só vez.
Passo 1 - Instalar Pazera Free Audio Extractor

Com este programa, até vai poder extrair áudio de diversos vídeos, de uma só vez.

1 – Escolher a versão

Antes de fazer o download da aplicação, deverá saber qual a versão do seu Windows: 32 ou 64 bits. De seguida, vá até goo.gl/ygLYgN e descarregue a versão indicada. Curiosamente, só a versão de 32 bits está disponível para instalação, sendo os restantes links indicados para descarregar uma versão portable, tanto em 32 como em 64 bits.

As versões portable têm a vantagem de não precisarem de ser instaladas, podendo ser usadas assim que forem extraídas da pasta comprimida.

2 – Descomprimir aplicação

Decidimos descarregar a versão de 64 bits, por ser a indicada para o nosso sistema operativo. Para a começar a usar tivemos de usar o explorador de ficheiros comprimidos do Windows, mas poderá usar o software que desejar para lidar com ficheiros ZIP, como o 7-Zip (7-zip.org).

Escolha bem para onde irá extrair o Pazera Free Audio Extractor, pois terá de aceder a essa pasta para o poder usar. Depois, irá encontrar na pasta final a aplicação com o nome AudioExtractor64.

Extraia áudio de qualquer vídeo

3 – Processo de habituação

Para se habituar ao funcionamento do programa, recomendamos que comece por extrair apenas o áudio de um ficheiro de vídeo, antes de iniciar os processos com múltiplos vídeos. Para tal, deverá clicar em ‘Adicionar Arquivo’ e escolher o ficheiro de vídeo do qual que pretende extrair o áudio. Após introduzido na lista de processos, poderá seleccionar a opção ‘Play’, caso queira ter a certeza que escolheu o ficheiro correcto.

Por defeito, o áudio extraído será guardado na pasta de origem do vídeo, podendo alterar o destino escolhendo uma das opções indicadas na lista da função de ‘Directório de Saída’, ou escolher manualmente qual a pasta desejada.

4 – Definições de extracção

De seguida, e antes de iniciar o processo de extracção, deverá configurar o formato que deseja para o ficheiro de áudio. Dirija-se às ‘Configurações de Áudio’ e escolha o tipo de formato, estando determinado, por defeito, o MP3.

Poderá ainda escolher o tipo de bitrate (recomendamos 320 kbit/s), a frequência de amostragem (recomendamos os 48 000 Hz) e os canais (escolha entre dois a seis canais). Poderá ainda ajustar o volume do áudio, ideal para vídeos em que o som de origem é bastante baixo (como sons ambientes).

5 – Iniciar Conversão

Depois de escolhidas todas as definições, inicie o processo de conversão em ‘Converter’. O tempo da conversão estará de acordo com a duração do vídeo utilizado. Após terminado o processo, recomendamos que vá à pasta de destino escolhida e ouça o resultado final.

Caso não esteja satisfeito, ajuste as definições de áudio e repita o processo, até o resultado ficar do seu agrado.

6 – Extracção múltipla

Para extrair áudio de múltiplas fontes, poderá usar uma de duas opções disponíveis: adicionar mais ficheiros à lista de processos ou adicionar uma pasta completa, caso todos os ficheiros de vídeo estejam guardados na mesma.

Neste último caso, se existirem vídeos dois quais não desejar extrair o áudio, poderá sempre desseleccioná-los, posteriormente, na lista. Escolha, de seguida, a pasta de destino e o formato desejado, dando de seguida início ao processo de conversão.

7 – Personalização

Por fim, embora este passo não seja fundamental para a finalidade da aplicação, saiba que poderá personalizar a mesma, tornando a sua interface mais atraente e/ou mais fácil de usar. Aceda ao menu ‘Opções’, onde lhe será dada a hipótese de alterar a fonte usada na interface, o seu tamanho, espaçamento da grelha da lista de ficheiros para converter, bem como o estilo visual da própria aplicação.

Poderá ainda alterar o idioma, caso prefira alterar a interface para inglês, bem como criar um atalho no seu ambiente de trabalho, uma funcionalidade muito útil neste tipo de aplicações em formato portable.

Categorias
Guia completo

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia