Elimine a publicidade no Windows 10

Saiba como é que se pode livrar da indesejada publicidade e das sugestões de aplicações que surgiram com o Windows 10.

Uma das coisas que chegou com o Windows 10 foram os anúncios, as sugestões e todas as outras oportunidades para tentar fazer com que o utilizador compre coisas no Windows 10. Mas há volta a dar para eliminar as várias sugestões de aplicações que surgem, algo disfarçadas, entre os mosaicos do menu ‘Iniciar’.

Desactive a publicidade do menu ‘Iniciar’
Para deixar de ver publicidades referentes a jogos, ou ao Office, no menu ‘Iniciar’, há uma forma rápida que pode utilizar. Para evitar este tipo de mosaicos, basta clicar com o botão direito do rato em cada um dos mosaicos que quer eliminar e clicar em ‘Remover do Iniciar’.

Se estivermos a falar da versão Preview do Skype, aí a coisa já é diferente. Para isto, tem de clicar no mosaico (ou ir até ao nome do programa na lista) com o botão direito do rato e clicar na opção ‘Desinstalar’ e, depois, carregar em ‘Desinstalar’, novamente.

Se quer deixar de ver os anúncios para a loja do Windows (que incluem jogos, por exemplo), o procedimento é outro: clique no mosaico com o botão direito do rato e escolha ‘Mais’ e depois ‘Desativar mosaico dinâmico’.

Desinstalar sugestões de apps - Windows 10

Remova aplicações sugeridas do ‘Iniciar’
Outra coisa que pode começar a apoquentar os utilizadores do Windows 10 são as sugestões de aplicações para comprar na loja do Windows. Para fazer com que desapareçam do mapa, tem de eliminar toda a lista de ‘Sugestões’.

Para fazer isso, clique com o botão direito do rato e escolha ‘Desligar todas as sugestões’. Na janela que vai surgir, deslize a alavanca para ‘Apresentar ocasionalmente sugestões em início’.

Desligar sugestões - Windows 10

Evite ver publicidade no ecrã de bloqueio
Se deixar esta opção activa, um dia poderá ter uma surpresa ao desbloquear o Windows. Algumas publicidades podem ocupar apenas uma parte do ecrã, mas outras podem ser mais… expansivas. Para bloquear possíveis anúncios, pode mudar de ‘Destaque do Windows’ para uma imagem específica. Para fazer isto, vá até ‘Definições’ > ‘Personalização’ > ‘Ecrã de Bloqueio’, no lado esquerdo do ecrã.

No menu dropdown, passe de ‘Destaque do Windows’ para ‘Imagem’. Seleccione a imagem que quer e deslize a opção ‘Apresentação de curiosidades, dicas, truques e outros no bloqueio de ecrã’ para ‘Desligado’.

Se quer manter a opção ‘Windows em destaque’, mas nem sempre gosta das imagens, clique na opção ‘Gosta do que vê’ no ecrã de bloqueio. Isto vai fazer com que as imagens fiquem minimamente mais ajustada aos seus gostos – mas atenção, que não é um método infalível.

Publicidade ecrã de bloqueio - Windows 10

Controle os pop-ups da barra de ferramentas
Se há coisa que a Microsoft quer, é que os utilizadores do Windows 10 usem o Microsoft Edge – e não tem problemas absolutamente alguns em enviar reminders disso. Por isso, se já está farto da frase ‘Saber mais sobre o Microsoft Edge’ nas notificações, vá até ‘Iniciar’ > ‘Definições’ > ‘Sistema’> ‘Notificações e ações’.

Em ‘Notificações’, deslize a alavanca para ‘desligado’ no campo ‘Receber truques, dicas e sugestões sobre como utilizar o Windows’. Enquanto faz isso, também não é má ideia andar um pouco mais para baixo, até ao menu ‘Receber notificações desses rementes’ e gerir as notificações que não quer que apareçam no ambiente de trabalho.

Bloquear sugestões Windows 10

Deixe de ver as ofertas do Office365
Além de ter um mosaico dedicado às ofertas do Office365, de vez em quando, a Microsoft também vai alertar para a questão das promoções de subscrição do Office365. Se quer evitar essas notificações, pode eliminar a app ‘Obtenha o Office 365’ do seu computador. Para isso, basta abrir o menu ‘Iniciar’, encontrar o mosaico e, com um clique do botão direito do rato, escolher ‘Desinstalar’ no menu que surge.

No entanto, isto não garante que, com as actualizações, a app volte ao computador (isto pode acontecer com a chegada da Actualização para Criadores do Windows 10, por exemplo).

Em vez de desinstalar a app, pode apenas banir as notificações: ‘Iniciar’ > ‘Definições’ > ‘Sistema’ > ‘Notificações e ações’. Depois, vá até ‘Receber notificações desses rementes’ e procure pelo Microsoft Office Click-to-Run e deslize a opção para ‘Desligado’.

Oferta Office 365 - Windows 10

Farto das notificações do OneDrive?
Há solução, claro. De vez em quando, o OneDrive vai notificá-lo para aumentar o seu espaço disponível na cloud da Microsoft. Para deixar de ver esse tipo de ofertas, é repetir o processo de desligar as notificações ‘Iniciar’ > ‘Definições’ > ‘Sistema’ > ‘Notificações e ações’.

Depois, vá até ‘Receber notificações desses rementes’. Mas atenção que, caso utilize o OneDrive e queira receber as notificações de actualizações de ficheiros, por exemplo, convém ter atenção a esta questão.

Notificações OneDrive - Windows 10

Cale a Cortana
Por enquanto, a Cortana só está disponível se escolher o idioma Português do Brasil, por exemplo, mas convém já saber o que fazer quando chegar a hora.

Basta ir ao ‘Iniciar’ e pesquisar por ‘Cortana’ e escolher ‘Definições da Cortana e de pesquisa’ para controlar as sugestões da assistente pessoal da Microsoft.

Definições Cortana - Windows 10

Categorias
Guia completo

É fã de tecnologia que lhe permita facilitar a vida e tem pavor a todo e qualquer sinal que diga bateria fraca. Passa a vida a ouvir música.

Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia