Crie uma imagem com destaque de cor no Photoshop

De certeza que já viu uma fotografia com este efeito: quase tudo a preto e branco onde se destacam dois ou três elementos de uma ou várias cores, no enquadramento. Vamos ensinar-lhe a reproduzir este truque com a ajuda do Photoshop.
Mazda RED - Photoshop Color Splash

1 – Escolha a fotografia

Para reproduzir na perfeição este efeito, escolha uma fotografia que tenha um ou vários elementos coloridos, pois são eles que vão ser destacados no resultado final. Para este guia seleccionámos uma imagem com um automóvel vermelho (um Mazda MX-5).

A primeira coisa a fazer é abrir a foto no Photoshop e começar a usar ferramentas para isolar a cor pretendida. Assim, entre no menu ‘Select’ e escolha ‘Color Range’.

Mazda 1 - Photoshop Color Splash

2 – Seleccionar a cor (ou cores)
Na janela que se abre, tem a possibilidade de escolher cores num determinado espectro (neste caso, vermelho) ou a escolher uma determinada área com a pipeta (eyedropper). Ao escolher o automóvel com esta ferramenta, toda a zona com a cor semelhante aparecerá a branco na pequena janela de preview. Pode aplicar este preview à imagem original ao escolher a opção ‘Grayscale’ no menu ‘Selection Preview’ da janela ‘Color Range’.

Aumente ainda o mais possível o nível de ‘Fuziness’ para que uma maior gama da cor escolhida (neste caso o vermelho) seja seleccionada quando clica na imagem com a pipeta. Quando estiver satisfeito com a selecção, clique em ‘Ok’. Agora estará de volta à imagem original, onde vai ver que quase a totalidade da cor seleccionada está delimitada.

Mazda 2 - Photoshop Color Splash

3 – Remover as cores de fundo
Já com o nosso elemento central delineado, vamos querer agora “pintar” tudo o resto a preto e branco. Para fazer isto, vamos recorrer à ferramenta ‘Inverse’ que também podemos encontrar no menu ‘Select’. Isto vai fazer com que tudo fique seleccionado na imagem, menos o nosso automóvel vermelho. Agora, temos de ir até à palette das camadas (layers) onde vamos clicar num ícone, que fica no rodapé desta área, que representa um círculo dividido ao meio: parte preto, parte branco.

Surge um menu com todos os ajustes de camadas que podemos usar. Ao escolhermos a opção ‘Black and White’ ficaremos imediatamente com o efeito desejado na nossa fotografia. Mas ainda é possível fazer alguns ajustes aos tons preto e branco que ficam em plano de fundo. Vá ajustando os sliders correspondentes a cada tom até ter uma imagem que fique do seu agrado.

Mazda 3 - Photoshop Color Splash

4 – Plano B
Há outra forma de obter este efeito no Photoshop: usar o History Brush, algo que já tínhamos feito na edição 256 da PCGuia (Maio), quando ensinámos a colorir uma fotografia a preto e branco. Volte a abrir a imagem original no Photoshop e abra a palette ‘History’, no menu ‘Window’.

No topo desta, vai ver uma miniatura da imagem original, com o respectivo nome do ficheiro. Pode sempre criar mais miniaturas (Snapshots) ao clicar no ícone da máquina fotográfica que fica no fundo desta palette. Isto vai criando várias versões da fotografia, mas sem que as alterações sejam aplicadas ao ficheiro original: é uma espécie de preview do que vai acontecendo num determinado momento.

Mazda 4 - Photoshop Color Splash

5 – Usar o Snapshot
Vamos começar por retirar a informação de cor da imagem segundo estes passos: ‘Image’ > ‘Mode’ > ‘Grayscale’ e clicando em ‘Discard’ no aviso que aparece no ecrã. Para voltar a colocar a imagem em RGB, ou seja, em ‘modo de cor’, volte a seguir os passos anteriores, mas, em vez de ‘Grayscale’ escolha agora ‘RGB Color’.

A imagem não torna a ganhar cor, continua em tons de cinza, mas não se preocupe: é mesmo assim que deve ficar, o que nos vai dar a possibilidade de aplicar outras cores à fotografia. Além disso, como estamos a usar o History Brush, há sempre um Snapshot que se “lembra” da imagem (e das cores) originais: o que fica no topo.

Mazda 5 - Photoshop Color Splash

6 – Colorir de forma cuidada

Certifique-se de que a caixa que fica ao lado deste Snapshot fica marcada com o ícone de um pincel e agora use o History Brush (tecla de atalho ‘Y’) para “pintar” sobre as áreas que quer voltar a colorir. Vá aumentando e diminuindo o tamanho do pincel para que se adapte bem a todas as áreas do objecto.

Jogue também com a opção Feather do pincel, que lhe vai permitir ser mais preciso em zonas mais estreitas e onde a aplicação de cor tem de ser mais precisa. Faça isto em ‘Select’ > ‘Modify’ > ‘Feather’.

Mazda 6 - Photoshop Color Splash

7 – Concluir o trabalho
Caso se engane durante o processo, pode sempre restaurar pontos antigos na palette do History Brush, basta seleccionar a tal pequena caixa que referimos no passo 6 com um pincel.

Caso queira retocar a imagem mais tarde, grave-a como PSD, o que preserva as camadas; se quiser finalizar o trabalho, é simples: ‘File’ > ‘Save As’ e, em ‘Format’, em baixo, escolha a opção ‘JPEG’, seleccionando depois o local do computador onde quer guardar a fotografia.

Mazda 17 - Photoshop Color Splash

Categorias
Guia completo

Jornalista de tecnologias desde 2005, tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil. Gosta de carros rápidos e de hotéis caros. Não tem um helicóptero porque decidiu gastar o prémio do último Euromilhões no desenvolvimento de um smartphone de marca própria.
Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Publicidade

RELACIONADOS

Subscreva as newsletters da PCGuia e ganhe

%

30

DE DESCONTO NA ASSINATURA ANUAL DA REVISTA.

30

%

Obrigado pela subscrição!

Vai receber um email nosso com um link para activar a subscrição da newsletter. Na página onde confirma a subscrição encontrará um código de desconto de 30% na aquisição de uma assinatura de 12 meses da revista.