Coloque marcadores nas pastas que mais usa com o Saladin

O Saladin é um programa gratuito que pode utilizar como uma alternativa ao Explorador de Ficheiros do Windows. Este software permite colocar marcadores nas pastas que mais usa, para facilitar trabalho.
Exemplo do software Saladin.

Passo 1

Antes de começar a instalar o Saladin, é preciso verificar qual é a versão do sistema operativo que tem: 32 ou 64 bit. Para fazer isso, clique com o botão direito no ícone de ‘Este PC’ e depois em ‘Propriedades’.

Verifique em ‘Tipo de sistema’, na secção ‘Sistema’. Para instalar o programa, vá até saladin.mimec.org/downloads. Aqui escolha o link de download para a versão de sistema operativo que tem, na secção ‘Latest version’.

Passo 1 - Sistema

Passo 2

Abra o ficheiro de instalação do Saladin e clique em ‘Yes’. Depois de aceitar os termos e condições, clique em ‘Next’ novamente. Aqui vai ver uma opção que permite instalar o programa para todos os utilizadores do PC ou apenas para um; depois, clique em ‘Next’ e conclua a instalação.

O programa não começa automaticamente, por isso vai ter de abrir o Saladin a partir do Ambiente de Trabalho. Logo na primeira janela, encontra dois painéis e uma barra de ferramentas no topo da janela.

Passo 2 - Instalação

Passo 3

Por defeito, estes dois painéis vão mostrar a drive C, mas pode mudar para outro local qualquer que pretenda. Primeiro, clique em ‘Settings’, o ícone do meio no canto superior direito. Na janela que vai surgir, clique no ícone da pasta, no painel que quer mudar, e clique em ‘OK’.

Em alternativa, se quer que os painéis abram na última localização, marque a caixa ‘Remember last directories on exit’; clique depois em ‘Apply’ e ‘OK’ para confirmar as mudanças.

Passo 3 - Painéis

Passo 4

É uma boa ideia colocar marcadores nas pastas que usa com mais frequência. Pode aceder a qualquer marcador a partir dos painéis. Primeiro, navegue até à pasta em que quer colocar um marcador.

Depois disso, clique no ícone do marcador e clique em ‘Add Bookmark’ (também pode utilizar o atalho ‘Ctrl+Shift+D). No meu pop-up, pode dar nome ao marcador, verifique se o caminho está correcto e clique em ‘OK’.

Passo 4 - Marcadores

Passo 5

Pode colocar marcadores em quantas pastas quiser, para ter um acesso mais rápido. Para ver quantos marcadores tem listados, pode clicar no ícone ‘Bookmarks’ (ou utilizar o atalho ‘Ctrl+D’).

Pode editar os marcadores como quiser ou então apagá-los. Quando estiver satisfeito com a lista de marcadores, clique em ‘OK’.

Passo 5 - editar marcadores

Passo 6

Clique no botão ‘Home’ do Saladin, sempre que quiser voltar à página que definiu como a sua pasta inicial, no Passo 3. O ícone ao lado do de marcadores mostra-lhe o histórico de navegação dentro do programa. Em alternativa, também pode utilizar o atalho ‘Ctrl+G’.

Se utilizar o ícone com dois pontos (‘Parent directory’) vai recuar um nível. Ao ter dois painéis, pode copiar directamente os ficheiros que quiser, de um lado para o outro. Se verificar que algum ficheiro não está a aparecer no destino, pode utilizar o ícone de actualizar.

Passo 6 - ferramentas

Passo 7

No Explorador de Ficheiros é preciso dar alguns cliques para mostrar os ficheiros escondidos. Com o Saladin, pode clicar apenas em ‘Hidden’, ao lado de ‘Refresh’.

Se clicar no ícone de ‘Same Directory’, ambos os painéis vão mostrar a mesma localização. Já o ícone ‘Swap Painels’ vai trocar a localização entre os painéis. Se clicar com o botão direito em qualquer ficheiro, vai ver um menu de contexto, como no Explorador de Ficheiros.

Passo 7 - ícones

Passo 8

O Saladin permite pré-visualizar as imagens e fazer pequenas alterações às fotografias. Primeiro, escolha a imagem e depois clique no botão ‘View’ (ou pressione F3).

Na janela de preview, vai encontrar as opções para fazer zoom in e zoom out, rodar a imagem, adicionar um fundo negro ou encontrar mais informação sobre o ficheiro (incluindo o tamanho, formato de imagem e formato de impressão ideal).

Passo 8 - imagens

Passo 9

O programa também permite trabalhar com ficheiros comprimidos – assim nem precisa de outro programa separado para esse tipo de ficheiros. Para isso, basta fazer um duplo clique e abrir o ficheiro.

Também pode utilizar o Saladin para criar um ficheiro comprimido: prima ‘Ctrl’ para selecionar cada ficheiro que quer comprimir e clique em ‘Pack’, um ícone com a inscrição Zip. Pode dar o nome que quiser ao ficheiro e clique em ‘OK’.

Passo 9 - pasta zip

Passo 10

Clique em ‘Search’, o ícone com a lupa, para encontrar o ficheiro que pretende nas pastas. Na janela que surge, pode especificar os termos de pesquisa. Pode utilizar, por exemplo, o formato do ficheiro.

Para abrir um ficheiro no Explorador de Ficheiros, pode seleccionar o ficheiro e depois clicar em ‘Explorar’. Se, por alguma razão, achar que a barra de ferramentas no topo tem muito potencial para distracções, pode clicar no ícone que tem uma seta, para esconder a barra.

Passo 10 - pesquisa

Categorias
Guia completo

É fã de tecnologia que lhe permita facilitar a vida e tem pavor a todo e qualquer sinal que diga bateria fraca. Passa a vida a ouvir música.
Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia