Como voltar para o Windows 7 em 4 passos

Tem saudades do Windows 7? Não se consegue entender com as novas funcionalidades do Windows 8? Há esperança! Com um bocadinho de trabalho pode voltar para o sistema operativo...

Tem saudades do Windows 7?

Não se consegue entender com as novas funcionalidades do Windows 8?

Há esperança! Com um bocadinho de trabalho pode voltar para o sistema operativo que tão bem conhece. No entanto, precisa mesmo de ter um DVD ou imagem de instalação do Windows 7.

Este passo-a-passo com quatro partes funciona em computadores em que foi feita a actualização para o Windows 8 e em computadores que já trazem o Windows 8. Este últimos podem oferecer alguns problemas. Verifique o site do fabricante da sua máquina para mais detalhes.

[toggle_box title=”De que precisa?” width=”Width of toggle box”]

Um DVD de instalação do Windows 7

Se comprou o Windows 7 deve estar na caixa, se comprou online pode voltar a fazer o download.

Um disco externo

Pode ser de qualquer tipo: externo USB, instalado num sistema NAS, ou mesmo uma pen gigante.[/toggle_box]

1. Preparação

A primeira coisa a fazer é arranjar um disco de instalação ou recuperação do Windows 7. Se o perdeu pode sempre comprar um ao fabricante do seu PC.

Também precisa de um disco externo com espaço suficiente para albergar os seus dados, isto porque, ao fazer o downgrade para o Windows7, vai apagar todo o conteúdo do disco. Daí a necessidade de fazer uma cópia de segurança de todos os seus dados.

A ferramenta que serve para fazer cópias de segurança é igual no Windows 7 e 8. Mova o apontador do rato para o canto superior direito do ecrã (ou arraste da esquerda para a direita), para aceder à barra dos “Charms”. Escolha o Charm de busca e escreva “Windows 7”. Escolha “Configuração”, “Recuperação de ficheiros do Windows 7”, para aceder à ferramenta de cópias de segurança.

Escolha “Configurar Cópia de Segurança” e espere um pouco. Quando o Windows lhe disser, mantenha o seu dispositivo de cópia de segurança seleccionado e clique em “Seguinte”. A opção por defeito “Deixar o Windows Escolher” deve chegar para as necessidades da grande maioria das pessoas. Se quiser escolher o que será copiado, seleccione “Deixar-me escolher”.

Quaisquer que sejam as escolhas que faça, no final clique em “Gravar configuração e executar cópia de segurança”. Deixe o Windows a copiar os seus ficheiros. Este processo vai demorar um pouco, por isso tenha paciência!

Se não tiver um disco com o Windows 8 aproveite para criar um disco de recuperação… pelo sim, pelo não.

Backup Windows 8

 

2. Afinar a BIOS

Insira o disco com o Windows 7 na drive óptica do seu computador. Se estiver a usar um computador que já trazia o Windows 8 é necessário fazer umas alterações à BIOS para que funcione com o Windows 7. Se é uma máquina que foi actualizada para o Windows 8 pode saltar directamente para o passo seguinte.

Para alterar a BIOS numa máquina com Windows 8 aceda ao Charm de configuração e clique em “Alterar a configuração do PC”, que está no fundo da janela. Clique em “Geral” e depois em “Reiniciar” na opção “Arranque Avançado”.

UEFI BIOS

Depois de a máquina arrancar, vai mostrar a configuração da BIOS UEFI. Primeiro assegure-se de que o Arranque Seguro está desligado. Também pode mudar a CSM para Ligado (Enabled) e o Fast Boot para Desligado. Depois de acabar grave as alterações e saia.

 

3. Reinstalar o Windows

Depois de feitas as alterações do passo anterior, reinicie o computador com o disco de instalação do Windows 7 na drive. Se estiver a reinstalar o Windows a partir de um disco de recuperação, o processo é diferente da instalação do sistema do zero. Terá que fazer a instalação mais destrutiva, aquela que apaga tudo e mais alguma coisa do seu disco rígido. Depois de concluída a instalação pode passar para o passo seguinte.

Se estiver a instalar a partir de um disco do Windows 7 terá de passar pelo processo normal de instalação do Windows. Quando aparece o ecrã que lhe permite escolher o tipo de instalação escolha “Personalizada” (Custom). Escolha “Opções da Drive”, clique no “Disco 0, Partição 1”. Por fim, escolha “Formatar” e depois clique em “OK” para apagar o conteúdo do seu disco antes de instalar o sistema.

Windows 7 Instalação

Certifique-se de que a drive que acabou de ser formatada está seleccionada e depois clique “Seguinte”. Espere um pouco enquanto Windows é instalado na sua máquina. Depois da reinicialização final o computador vai perguntar-lhe se quer arrancar o computador a partir do disco ou do DVD. Deixe a máquina arrancar sozinha e siga o assistente de configuração até ao fim, inserindo a chave de produto quando lhe for pedido.

 

4. Restaurar os seus dados

Agora que já tem o Windows 7 reinstalado na sua máquina prima a combinação de teclas Windows+R para fazer aparecer a janela com a linha de comandos e escreva “devmgmt.msc” e prima “Enter” para ver que drivers estão em falta. Reinstale-os a partir da sua cópia de segurança. Se alguns não funcionarem procure versões para Windows 7 no site do fabricante da sua máquina.

Depois de repor os drivers e programas, escreva “Backup” no campo de busca do Menu Start e escolha a opção “Restaurar dados, ficheiros ou computador a partir da cópia de segurança” e siga o assistente até ao fim, escolhendo “Todos os ficheiros” e “para a localização original” para restaurar os dados e configurações.

E é tudo! Se mudar de ideias e quiser voltar para o Windows 8, basta arrancar o computador com o disco de reposição do Windows 8 que criou no início deste tutorial, na drive para reinstalar o novo sistema operativo.

Categorias
DicasespecialNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Publicidade

RELACIONADOS

Subscreva as newsletters da PCGuia e ganhe

%

30

DE DESCONTO NA ASSINATURA ANUAL DA REVISTA.

30

%

Obrigado pela subscrição!

Vai receber um email nosso com um link para activar a subscrição da newsletter. Na página onde confirma a subscrição encontrará um código de desconto de 30% na aquisição de uma assinatura de 12 meses da revista.