Como resolver 5 problemas com redes wi-fi

Aqui fica a resolução de 5 problemas comuns que podem afectar a sua rede wi-fi. Lentidão em certas horas do dia Se vive numa zona em que há muitas...
Wifi

Aqui fica a resolução de 5 problemas comuns que podem afectar a sua rede wi-fi.

Lentidão em certas horas do dia

Se vive numa zona em que há muitas redes wi-fi os sinais das várias redes podem interferir uns com os outros, principalmente se os seus vizinhos estiverem todos a usar as suas redes ao mesmo tempo. Isto faz com que a sua rede perca desempenho.

A melhor forma de resolver este problema é mudar o canal de comunicação que está a ser usado pelo seu router para um menos usado.

Para o fazer terá que aceder à interface de configuração do router tarefa que é normalmente conseguida usando um browser.

Se não souber o endereço IP do router aceda a uma linha de comandos escrevendo CMD no menu Iniciar ou Ecrã Inicio se estiver a usar o Windows 8. Na janela que aparece escreva IPConfig. O comando vai mostrar-lhe uma série de informações procure o endereço IP junto a Default Gateway. Este é o endereço IP do router. Abra uma janela do seu browser habitual e insira o endereço IP da Default Gateway. De seguida, o browser vai mostrar-lhe uma janela a pedir que insira um nome de utilizador e uma password. Se não alterou a password por defeito do router, veja a marca e procure-a no site Router Passwords.

Se o seu router pertencer a um operador (NOS, MEO ou Cabovisão), quase de certeza que terá uma password própria para a interface de administração.

No MEO podem ser:

Utilizador: sumeo

Palavra-Passe: m30acc355

Utilizador: microuser

Palavra-Passe: !C0nf16,M30

Utilizador: Administrator

Palavra-Passe: 3!play

Na NOS é:

Utilizador: Home

Palavra-Passe: ZONNET

ou

Utilizador: home_admin

Palavra-Passe: zonnetadmin

Na Cabovisão é:

Utilizador: Sagemcom

Palavra-Passe: [email protected] 3184

ou

Utilizador: MSO ou admin

Palavra-Passe: changeme ou password

Os routers da Vodafone não têm password por defeito.

Estes nomes de utilizador e passwords podem mudar consoante os routers fornecidos pelas operadoras.

Depois de aceder à interface procure as definições da rede Wi-fi. Nessa página estará um menu que permite escolher o canal em que a rede está a trabalhar. Tente mudar para 1, 6 ou 11 e veja qual é que lhe permite navegar com mais velocidade.

Não consegue aceder à sua rede sem fios através de um dispositivo Android

Isto pode dever-se ao facto da sua rede estar a usar o protocolo de encriptação WEP que é muito menos seguro que o mais comum WPA ou WPA2. É cada vez mais raro encontrar routers que usem este protocolo por defeito, mas ainda os há.

Para resolver este problema, basta mudar o protocolo de encriptação do router para WPA. Para tal aceda à interface de administração do router, tal como foi descrito na primeira dica. Procure a página que refere a segurança da rede sem fios. Se o protocolo WEP estiver ligado, mude-o para WPA. Insira uma nova password e grave. Não se esqueça que se tiver mais dispositivos ligados a essa rede terá que inserir a nova password.

A actualização para iOS 8 fez com que a ligação a redes wi-fi ficasse instável

O iOS 8 trouxe com ele muitas novidades, incluindo muitos bugs que não existiam nas versões anteriores. Se fez o upgrade pode ter agora problemas em ligar-se à sua rede ou perder a ligação quando está a fazer qualquer coisa.

Para resolver este problema terá que repor as definições de rede no iPad ou iPhone. Para o fazer, aceda a Definições, Geral, Repor e toque em Repor definições de rede.

Terá que inserir outra vez a password para a sua rede Wi-fi.

Perde a ligação à rede quando deixa o computador ligado sem fazer nada

Se tiver um PC com Windows 7, 8 ou 8.1 e o deixar ligado, mas sem fazer nada com ele durante algum tempo, ele pode desligar-se da rede. Isto prende-se com o sistema de gestão de energia que, para poupar a bateria, desliga a interface de rede sem fios quando não está a ser usada. O problema é que, às vezes não o consegue voltar a ligar. Para desligar o modo de poupança de energia na placa de rede aceda ao Painel de Controlo e clique em Rede e Internet ou Centro de rede e partilha. Depois clique com o botão direito do rato em cima do ícone da sua ligação wi-fi. Clique em Propriedades, Configurar, Gestão de energia e depois desligue a opção “Permitir ao computador desligar este dispositivo para poupar energia”.

A rede sem fios não chega a toda a sua casa

O sinal wi-fi não se propaga muito bem na horizontal, ou seja através das paredes, o que, como tudo na vida, tem um lado bom, porque não leva com as redes dos seus vizinhos se a sua casa tiver paredes externas relativamente espessas, por outro lado também não atravessa muito bem as paredes da sua casa. Se não conseguir reposicionar o router numa zona mais central da casa para espalhar melhor o sinal, experimente usar um repetidor de sinal que, como o nome indica, repete e amplifica o sinal. Instale-o na zona da casa onde o sinal começa a ficar mais fraco.

Pode também usar um kit de rede powerline que transforma a instalação eléctrica de sua casa numa rede de dados que pode assim levar rede a sítios onde o sinal wi-fi é fraco. Existem vários kits deste género que podem ser ligados a uma das saídas de rede sem fios do router ou apanhar a rede sem fios e usar a instalação eléctrica para transmitir o sinal para uma zona da casa onde o wi-fi não chega.

Categorias
DicasNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.

Sem comentários

Deixe um comentário

*

*

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia