5 problemas de arranque do Windows resolvidos

A PCGuia ajuda-o a melhorar o tempo de arranque, a livrar-se de ecrãs azuis e a libertar a sua máquina de loops infinitos.

Aparecem ecrãs azuis ou pretos durante o arranque

Se quando liga o PC aparece um ecrã preto que contém apenas o apontador do rato ou um ecrã azul cheio de informação em hexadecimal pode querer dizer que um processo de arranque do Windows está corrompido e o sistema operativo não conseguiu corrigi-lo. Aceda ao menu de arranque do Windows premindo a tecla F8 quando o Windows arrancar, clique em ‘Resolução de Problemas’ e depois ‘Opções Avançadas’. Escolha ‘Modo de Segurança’ e prima a tecla Enter.

Depois de o sistema arrancar em modo de segurança clique no Botão Iniciar e escreva “CMD”, prima Enter. Vaia aparecer uma janela de linha de comandos. Escreva “sfc /scannow” e prima Enter. Quando a pesquisa chegar aos 100%, reinicie o seu computador. Ele já deve arrancar normalmente.

O Windows está num ciclo infinito e não arranca

Um dos problemas de arranque mais comuns do arranque do Windows é o sistema não arrancar e ficar bloqueado num loop infinito. Isto acontece quando o sistema operativo está a tentar reparar-se a si próprio e não consegue e fica bloqueado num ciclo infinito que o leva a reiniciar o computador sem parar.

Para o parar, prima a tecla F8 enquanto o sistema está a tentar arrancar. Pode ter de tentar fazer isto várias vezes dependendo da velocidade de arranque da máquina. Quando conseguir aparece um menu, escolha a opção ‘Opções de arranque avançadas’ e depois ‘Reparar o computador’. Prima Enter. Escolha o seu teclado e preferências de língua, insira o seu nome a palavra-chave e depois clique em ‘OK’.

Clique em ‘Reparar Arranque’. De seguida o Windows vai tentar reparar o que está a fazer com que o sistema não arranque.

No Windows 8 prima a tecla Shift mais o F8 até que o menu apareça. Clique em ‘Resolução de Problemas’, ‘Opções Avançadas’, ‘Reparação Automática’. Depois é só seguir as instruções. Se isto falhar, aceda de novo às ‘Opções Avançadas’ e clique em ‘Restauro de Sistema’ e siga as instruções.

O Windows 8 arranca e depois reinicia

Se o computador com Windows 8 ou 8.1 se liga e desliga sem razão aparente, pode dever-se ao sistema Fast Startup do sistema operativo. Esta funcionalidade só está incluída no Windows 8 e 8.1 e serve para criar um ficheiro que faz com que o sistema operativo arranque muito mais depressa que o habitual. O problema é que este sistema não funciona muito bem em computadores menos potentes. Para o desligar aceda ao ecrã Iniciar e escreva “opções de energia” (sem aspas). Abra o painel de controlo com esse nome e depois clique em ‘Escolher o que o botão de ligar e desligar faz’, depois escolha ‘Mudar definições que estão indisponíveis’. Procure ‘Opções de Encerramento’ e desligue ‘Ligar Fast Startup’. Se não vir a caixa é porque o Fast Startup já foi desligado.

O computador não arranca e dá uma mensagem de que falta um DLL

O Windows pode mostrar aos utilizador uma grande quantidade de erros diferentes com diversos graus de dificuldade de leitura e resolução. Talvez um dos mais comuns é o que diz “hall.dll is missing or corrupt”, que pode aparecer em qualquer computador desde o Windows XP. Esta mensagem aparece normalmente quando se liga uma drive externa ou pendrive USB e o PC acha que devia fazer arrancar o Windows a partir dessa drive.

Para resolver o problema, reinicie o computador, prima F2 para aceder à BIOS, aceda à página ‘Boot Options’ (consoante a motherboard) e aceda ao menu onde se definem as prioridades de arranque. Na lista coloque o disco rígido onde tem o Windows antes da drive USB, normalmente isto consegue-se usando as teclas Pgn Up e Pgn Down ou + e -. Grave e reinicie a máquina.

O Windows demora muito a arrancar

Os programas e processos que arrancam automaticamente com o Windows podem fazer com que a sua máquina arranque mais devagar. Para tentar acelerar um pouco o processo use um programa de gestão de arranque do Windows para desligar os programas que não necessitem de estar ligados logo após o arranque do sistema operativo. Pode usar a ferramenta Autoruns da própria Microsoft, para desligar qualquer programa que não necessite de arrancar com o sistema operativo.

Categorias
DicasGuia completo

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.

Um comentário
  • Kkkkkkkkk
    6 Setembro 2017 at 8:50
    Deixe um comentário

    O que fazer quando o Windows tá carregando durante muito tempo e nunca inicia?

  • Deixe um comentário

    *

    *

    Publicidade

    ARTIGOS RELACIONADOS

    Insira o seu nome e endereço de e-mail para receber as newsletters da PCGuia