Entender os impactos da Inteligência artificial

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 6 min
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A inteligência artificial, produto da Revolução Digital, está já bem presente no nosso dia-a-dia. Efetivamente, de forma progressiva, todos nós vamos incorporando esta tecnologia nas nossas rotinas, de forma mais ou menos consciente.

Para muitos, a IA é já um dado adquirido do seu quotidiano, enquanto ferramenta de trabalho. Neste contexto, a tecnologia é usada não só para fornecer respostas, mas também para criar conteúdos, como traduções simultâneas ou imagens; daí as apps de inteligência artificial generativa para smartphones estarem a tornar-se cada vez mais populares.

Todavia, mesmo que não recorramos a estas apps, a verdade é que todos já interagimos e beneficiámos da IA em algum momento, e não apenas quando experimentámos o Chat GPT ou o Bing. Vejamos de que formas.

A IA na medicina e saúde

Na medicina, são várias as utilizações da IA. Por exemplo, é usada para analisar dados laboratoriais e de imagiologia e chegar a diagnósticos mais precisos e completos, sem lugar para o erro. Integra até as equipas médicas nos blocos operatórios, dispensando a intervenção direta dos médicos nos procedimentos. É igualmente exímia na gestão e otimização de recursos de saúde, acompanhando os doentes nas diferentes fases dos seus tratamentos.

A IA nas empresas

Na economia, são cada vez mais as empresas que recorrem à AI em diferentes áreas, com destaque para a digitalização e otimização de processos e atendimento ao cliente. De facto, no que respeita a este último aspeto, muitas empresas têm investido na introdução de chatbots; operadores virtuais que respondem, atenciosamente, às questões dos utilizadores e clientes, normalmente em horário alargado. Esta disponibilidade acrescida no atendimento ao cliente é vantajosa, pois o período de espera por uma resposta é reduzido.

IA nas redes

Nas plataformas de e-commerce, redes sociais e motores de busca, a IA é essencial. Ela analisa os nossos dados para definir as nossas preferências e delinear o nosso perfil de utilizadores. Sabe de que produtos mais gostamos, que conteúdos e pessoas seguimos e que pesquisas costumamos fazer. Baseada nestas informações, oferece-nos sugestões que são, invariavelmente, certeiras. Assim, as nossas pesquisas são mais simples.

IA no entretenimento

O mesmo tipo de tecnologia é usado nas aplicações do entretenimento digital que, consoante os conteúdos que vamos vendo e ouvindo, nos oferecem sugestões de filmes e séries, playlists e podcasts que vão totalmente ao encontro dos nossos interesses. A par dos títulos que já conhecemos, são sugeridos outros do mesmo género, que a IA considera que apreciaremos, com base na nossa história de utilização.

Assim, garantem-se experiências de utilização verdadeiramente personalizadas durante horas a fio.

IA no Gaming e iGaming

No setor do Gaming, por natureza tecnológico, a tendência passa pela introdução de ferramentas de programação e chatbots em versões animadas, potenciando o realismo da interação chatbot/utilizador.

Estas ferramentas vão, assim, otimizar o atendimento ao cliente e estimular o lado criativo dos utilizadores.

No iGaming, procura-se conquistar os utilizadores pelo intensificado grau de personalização e diversidade de experiências em relação ao que é proporcionado nas salas reais.

Ora, uma das ferramentas usadas pelo setor para alcançar este objetivo é precisamente a IA. Efetivamente, tal como acontece nas plataformas de conteúdos musicais e audiovisuais, esta tecnologia é usada para proporcionar experiências diferenciadas e individualizadas aos jogadores.

É que estas plataformas, através da recolha e gestão de dados (conteúdos jogados e tipos de utilização), conhecem a fundo os jogadores. Sabem, por exemplo, que variantes de poker (Texas Hold’em ou Ohama Hi/Lo) e formato de torneio (Sit & Go, satélite ou Knockout, entre muitos outros) são da sua preferência, e também se são amadores ou profissionais.

Deste modo, e com base nestas informações, estas plataformas especializadas apresentam soluções à medida para a progressão no jogo de diferentes tipos de jogadores, através de programas como o Power Path, por exemplo, que potenciam o seu crescimento. A participação nestes programas é vantajosa por várias ordens de razões, entre elas a aquisição de experiência em grandes torneios de poker online.

É certo que a IA tem ainda desafios éticos e sociais a superar, mas não há dúvida de que, em várias áreas fundamentais, é sinónimo de eficácia, otimização e acesso simplificado a informação. Quando orientada para melhorar a experiência dos utilizadores, a IA permite que cheguemos mais depressa a conteúdos do nosso interesse, garantindo experiências personalizadas e, por isso, mais satisfatórias.

Foto de Matheus Bertelli: https://www.pexels.com/pt-br/foto/smartphone-internet-tecnologia-ia-16094062/
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