Na passada quarta-feira, a Microsoft foi a segunda empresa em todo o mundo a chegar a uma capitalização em bolsa de 3 biliões de dólares. As acções da empresa subiram 1,1% para 403,28 dólares, o que corresponde ao total de 3 biliões de dólares. Mas não é a única, as acções da Nvidia e da AMD também estão a subir acentuadamente a reboque do apetite dos investidores por tudo o que tem a ver com inteligência artificial.
Em 2023, as acções da Microsoft subiram um total de 66,45% graças à forte procura dos seus serviços de cloud, jogos e software de produtividade e à velocidade com que está a integrar funcionalidades de inteligência artificial nesses produtos com o forte investimento na parceria com a OpenAI.
No mesmo dia, a capitalização na bolsa da Nvidia ultrapassou os 1,5 biliões de dólares. Desde o início de 2024, as acções da empresa já subiram 24% o que prolonga a valorização vertiginosa que a Nvidia teve em no total de 2023 em que valorizou 250% graças ao interesse em tecnologias de IA como o ChatGPT. A Nvidia é apontada pelos analistas como a empresa mais importante no fabrico dos GPU que fazem funcionar os serviços da OpenAI e de outras empresas.
As acções da AMD, que apresentou a nova linha de GPU especializados para IA, Instinct MI300, na CES 2024 para competir directamente com os da Nvidia, também têm estado a subir e até mais rapidamente do que as da concorrência (subiram cerca de 29% no último mês).