Inteligência artificial chega aos computadores da Lenovo

Na CES 2024, a Lenovo anunciou novos produtos ThinkBook e ThinkCentre com funcionalidades de inteligência artificial.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min
Lenovo ThinkCentre neo 50a Gen 5 27 - Imagem: Lenovo

A Lenovo aproveitou a CES 2024 para anunciar novos produtos ThinkBook, desktops ThinkCentre e acessórios para o mercado de pequenas e médias empresas (PMEs), com novos recursos, designs e melhorias de Inteligência Artificial (IA) para PC.

O novo ThinkBook Plus Gen 5 Hybrid é uma solução híbrida flexível de portátil e tablet que pode trabalhar de forma independente ou em conjunto e alternar entre ambos. A solução oferece a possibilidade de ser usado tanto em Windows como em Android. O ThinkBook 13x Gen 4 é novo portátil Intel Evo Edition com bateria de longa duração, tecla Copilot integrada, e é o primeiro portátil neutro em carbono da Lenovo para PME. O ThinkBook 14 I Gen 6+2 é um portátil com um ecrã 3K de 14,5 polegadas e inclui uma porta Graphics Extension (TGX) que suporta a nova doca ThinkBook Graphics Extension (TGX), aumentando o poder de computação de IA.

A Lenovo também apresentou o seu ThinkBook 16p Gen 5 actualizado, com suporte para o novo Magic Bay Studio que incorpora uma câmara 4K3 e colunas integradas. O ThinkCentre neo Ultra explora a tecnologia é um PC de nova geração com IA de formato ultra pequeno, e o desktop multifuncional ThinkCentre neo 50a Gen 5 estará disponível em formatos de 24 e 27 polegadas.

Além disso, a Lenovo apresentou duas provas de conceito na CES. O Mechanical Energy Harvesting Combo é um produto que utiliza movimento mecânico e radiação solar para alimentar um rato e um teclado, eliminando a necessidade de carregamento externo. O rato e o teclado são projectados para proporcionar conforto e interactividade ao utilizador. O produto também suporta modos de ligação sem fios Bluetooth e 2,4 G, para facilitar a conectividade com vários dispositivos.

O Lenovo ThinkBook 13x Gen 4 SPE aproveita a tecnologia E Ink Prism, para permitir aos utilizadores personalizarem a tampa externa em vários padrões, criando uma aparência exclusiva do notebook. Este conceito suporta até mil imagens diferentes, permitindo ao utilizador expressar a sua personalidade e criatividade. Com a tecnologia de consumo energético ultrabaixo da E Ink e o design do sistema da Lenovo, a mudança de cor da tampa superior não afectará a vida útil da bateria, mesmo quando o sistema estiver desligado, a tampa superior ainda poderá mudar continuamente. A Lenovo destaca quatro esquemas de design na CES 2024, incluindo dois esquemas coloridos, relógio dinâmico e interacção multissistema que oferecem preferências diferentes e exclusivas para o utilizador.

Os novos PC ThinkBook da Lenovo possuem todos processadores Intel Core Ultra e Copilot no Windows 11, definindo uma das mudanças mais significativas na arquitectura de PCs dos últimos anos. Os novos processadores Intel Core Ultra incluem um acelerador de IA no chip chamado unidade de processamento neural (“Neural Processing Unit” – NPU), que permite a aceleração de IA com eficiência energética que acelera os fluxos de trabalho de IA.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version